Interações entre Design Thinking e Arquitetura: A Aplicação da Abordagem como Instrumento Pedagógico no Ensino de Projeto Arquitetônico

Autores

  • Ivo Renato Giroto Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Projeto, Processo, Design Method

Resumo

Este artigo avalia a aplicabilidade e os impactos da introdução do Design Thinking como complementação à prática pedagógica consolidada em disciplinas de projeto arquitetônico, com base nos resultados obtidos através de projeto de pesquisa realizado pelo autor. A abordagem proposta pelo Design Thinking possui como características a criação colaborativa, o reenquadramento de padrões e o foco no usuário, a fim de gerar soluções inovadoras e questionadoras quando comparadas ao observado usualmente. A convergência natural entre muitas características da metodologia testada e o pensamento próprio ao processo de projeto arquitetônico indica a relativa facilidade de aplicação e aceitação do método por parte dos alunos. O maior interesse observado e confirmado ao longo da aplicação do Design Thinking reside na identificação de uma dinâmica processual, flexível e iterativa, calcada em princípios geradores que regem o ato de projetar. Finalmente, conclui que o Design Thinking pode se constituir como um instrumento de apoio pedagógico eficaz, pois contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos estudantes acerca da arquitetura e suas finalidades precípuas, especialmente no atendimento às necessidades do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Renato Giroto, Universidade Estácio de Sá

Diretoria de Engenharias e Exatas. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

GIROTO, I. R. Interações entre Design Thinking e Arquitetura: A Aplicação da Abordagem como Instrumento Pedagógico no Ensino de Projeto Arquitetônico. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 20, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/GIROTO.2014.1. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos