Interações entre Design Thinking e Arquitetura: A Aplicação da Abordagem como Instrumento Pedagógico no Ensino de Projeto Arquitetônico
Palavras-chave:
Projeto, Processo, Design MethodResumo
Este artigo avalia a aplicabilidade e os impactos da introdução do Design Thinking como complementação à prática pedagógica consolidada em disciplinas de projeto arquitetônico, com base nos resultados obtidos através de projeto de pesquisa realizado pelo autor. A abordagem proposta pelo Design Thinking possui como características a criação colaborativa, o reenquadramento de padrões e o foco no usuário, a fim de gerar soluções inovadoras e questionadoras quando comparadas ao observado usualmente. A convergência natural entre muitas características da metodologia testada e o pensamento próprio ao processo de projeto arquitetônico indica a relativa facilidade de aplicação e aceitação do método por parte dos alunos. O maior interesse observado e confirmado ao longo da aplicação do Design Thinking reside na identificação de uma dinâmica processual, flexível e iterativa, calcada em princípios geradores que regem o ato de projetar. Finalmente, conclui que o Design Thinking pode se constituir como um instrumento de apoio pedagógico eficaz, pois contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos estudantes acerca da arquitetura e suas finalidades precípuas, especialmente no atendimento às necessidades do ser humano.
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