Projeto Arquitetônico e Urbanístico dos Condominios Industriais e Logísticos em São Paulo
Palavras-chave:
condomínios industriais e logísticos, arquitetura e reestruturação produtiva, Região Metropolitana de São PauloResumo
A reestruturação produtiva da indústria brasileira, a partir da década de 1990, em especial na Região Metropolitana de São Paulo, é fruto de necessidades competitivas surgidas, que levaram a condicionantes mercadológicos cada vez mais complexos e dinâmicos. Nesse contexto, a otimização dos recursos para produção é a razão de constantes adequações nos processos de gestão corporativa, produção e distribuição, com a formulação de novos espaços arquitetônicos e localizações. As necessidades que surgem para as indústrias e empresas de logística fazem que essas busquem espaços onde possam compartilhar serviços administrativos e gerenciais, para minimizar seus custos operacionais, acentuados por legislações ambientais e de uso do solo rígidas, alto custo dos terrenos, dificuldades para reformulação dos antigos espaços provocando o deslocamento de indústrias. Este trabalho visa estabelecer a avaliação crítica dos projetos arquitetônicos e urbanísticos, de condomínios industriais e logísticos, em São Paulo, frente parâmetros contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.