Projeto Urbano e Políticas públicas: Operação Urbana Consorciada Tietê II, em Osasco

Autores

  • Fernanda Queiroz da Silva Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roberto Righi Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Operação Urbana, Processo, Projeto

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado, finalizada em 2014, que analisou um caso paradigmático da Operação Urbana Consorciada Tietê II, em Osasco, que teve como enfoque a gênese de desenvolvimento do projeto urbano. O projeto do escritório Vigliecca & Associados parte do conceito de observar a realidade local e iniciar pelo desenho urbano a partir desta realidade para gerar um plano urbano que se materializa no projeto de lei da Operação Urbana. Sua metodologia se distancia da lógica usual de desenvolvimento de projetos urbanos que seguem a sequência linear de diagnóstico, diretrizes, programa e projeto, normalmente pautados em índices urbanísticos. Revela no âmbito da pesquisa acadêmica a necessidade de se estudar alternativas no processo de desenvolvimento dos projetos urbanos que possam contribuir para o desenvolvimento urbano na realidade do capitalismo subdesenvolvido em que se encontra o Brasil, focando o processo de desenvolvimento e não apenas o produto final, pautados em uma gestão urbana diferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Queiroz da Silva Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Arquiteta e Urbanista pela CBC Comercial Brasileira de Canteiros.

Roberto Righi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós doutorando em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa IST / Portugal. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo FAU-USP (1989). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1981). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo FAU-USP (1975). Professor titular da graduação e pós graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor titular da graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

OLIVEIRA, F. Q. da S.; RIGHI, R. Projeto Urbano e Políticas públicas: Operação Urbana Consorciada Tietê II, em Osasco. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 19, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2014.2.Oliveira. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos