Imaginários infantis sobre a cidade Uma alfabetização cultural
Palavras-chave:
Projeto, Metodologia, Desenho, Processo,Resumo
Texto a partir da pesquisa sobre a cidade nos imaginários das crianças. Tomam-se aqui caminhos feitos pelas crianças entre a casa e a escola, levando em consideração seus desenhos e relatos. O trabalho visa, em uma distribuição rizomática, potencializar a educação patrimonial em sala de aula a partir do aparato teórico-metodológico oferecido por diferentes autores que estudaram a memória coletiva, a preservação e salvaguarda das cidades. Por meio de estratégias interdisciplinares, discutiu-se sobre os bairros e suas histórias culturais e sociais –, e tais estratégias resultaram em uma metáfora que pensa a importância da cidade na constituição da subjetividade de seus habitantes. Nesse sentido, chegou-se a um encontro proveitoso entre desenhos [mapas mentais] e narrativas das crianças, tendo, por um lado, expressões gráficas fascinantes e, por outro, a transformação de um percurso conhecido numa alfabetização cultural. Palavras-chave: Crianças, Cidade, Educação Patrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.