Imaginários infantis sobre a cidade Uma alfabetização cultural

Autores

  • Phrygia Arruda Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Projeto, Metodologia, Desenho, Processo,

Resumo

Texto a partir da pesquisa sobre a cidade nos imaginários das crianças. Tomam-se aqui caminhos feitos pelas crianças entre a casa e a escola, levando em consideração seus desenhos e relatos. O trabalho visa, em uma distribuição rizomática, potencializar a educação patrimonial em sala de aula a partir do aparato teórico-metodológico oferecido por diferentes autores que estudaram a memória coletiva, a preservação e salvaguarda das cidades. Por meio de estratégias interdisciplinares, discutiu-se sobre os bairros e suas histórias culturais e sociais –, e tais estratégias resultaram em uma metáfora que pensa a importância da cidade na constituição da subjetividade de seus habitantes. Nesse sentido, chegou-se a um encontro proveitoso entre desenhos [mapas mentais] e narrativas das crianças, tendo, por um lado, expressões gráficas fascinantes e, por outro, a transformação de um percurso conhecido numa alfabetização cultural. Palavras-chave: Crianças, Cidade, Educação Patrimonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phrygia Arruda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Aposentada[D.O. Nº 236,de 05/12/2013]; Professora Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Departamento. de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia/UFRJ. Psicóloga: Instituto de Psicologia/UFRJ (1971); Estágio de Pós-Doutorado no PPGMS / UNIRIO (2007/2008), pesquisa: "O jeito carioca de ser/um patrimônio cultural intangível?; Doutorado PPGP / IP /UFRJ. Tese "O jeito carioca de ser:Entre a Tradição e a Modernidade/O imaginário de um Brasil Moderno"(2002); Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil (1966); Mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação (ECO/UFRJ, 1980).Psicanalista Formação pela Sociedade Psicanalítica do RJ/1991. Pesquisadora na área de Educação Patrimonial: projetos sobre imaginários infantis as cidade e patrimônios culturais imateriais e paisagísticos do Rio de Janeiro; na atualidade estendendo às pesquisas estudos sobre o fenômeno do lugar [genius loci] a relação entre indivíduos e espaços domésticos:Colaborou ainda como docente (2007-2008) Programa de Pós-graduação em Memória Social(PPGMS/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

ARRUDA, P. Imaginários infantis sobre a cidade Uma alfabetização cultural. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 22, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/ARRUDA.2014.1. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos