Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Caminhos

Autores

  • Valter Luis Caldana FAU Mackenzie

Palavras-chave:

pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo, ensino de projeto, relação indissociável teoria e prática

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para o aprofundamento dos debates e estudos sobre a pesquisa em arquitetura e urbanismo, particularmente a pesquisa em projeto, considerados o ensino, a própria pesquisa e a prática profissional. A partir da compreensão de que o processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo é um espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação, considera-se que o fazer e a busca da materialização da Arquitetura é o fio condutor e o elemento de ligação entre três universos interdependentes - o ensino, a pesquisa e a prática - tríade pós-vitruviana cuja resultante define a inserção social da arquitetura e urbanismo como campo do conhecimento e instrumento de desenvolvimento humano. Fruto de pesquisa de doutoramento, o artigo se desenvolve a partir de um breve posicionamento sobre a pesquisa em arquitetura e urbanismo, segue por uma análise da situação do ensino no Brasil, suas diretrizes curriculares e estrutura administrativa didáticopedagógica para, mediante o resgate da importância da prática e da apropriação do fazer na formação do arquiteto e como instrumento de pesquisa, destacar a interligação existente entre os três elementos isolados: o ensino, a pesquisa e a prática profissional. Ao assumir a elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo como um processo e não um fato criativo pessoal isolado, discute-se a necessidade de que se explicitem pelo menos duas metodologias inerentes à pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo: uma voltada à pesquisa, produção e comunicação do conhecimento sobre o tema e que possibilitará a aproximação do pesquisador ao seu objeto de estudo, o processo de elaboração do projeto; e outra, que não se confunde com a primeira, que se constitui em um dos possíveis objetos da própria pesquisa e um de seus prováveis resultados. Trata-se, no segundo caso, de inserir a pesquisa sobre a existência, ou não, de uma metodologia básica para a elaboração do projeto, como um dos objetos privilegiados no contexto da pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo. Conclui-se que a indissolubilidade e a simultaneidade entre teoria e prática no trabalho do arquiteto é fundamental para a própria prática, para o ensino e para a pesquisa sobre o processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Luis Caldana, FAU Mackenzie

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP; Docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo; Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); São Paulo; Brasil

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

CALDANA, V. L. Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Caminhos. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 16, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6088. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos