Pesquisa em Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Caminhos
Palavras-chave:
pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo, ensino de projeto, relação indissociável teoria e práticaResumo
O objetivo deste artigo é contribuir para o aprofundamento dos debates e estudos sobre a pesquisa em arquitetura e urbanismo, particularmente a pesquisa em projeto, considerados o ensino, a própria pesquisa e a prática profissional. A partir da compreensão de que o processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo é um espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação, considera-se que o fazer e a busca da materialização da Arquitetura é o fio condutor e o elemento de ligação entre três universos interdependentes - o ensino, a pesquisa e a prática - tríade pós-vitruviana cuja resultante define a inserção social da arquitetura e urbanismo como campo do conhecimento e instrumento de desenvolvimento humano. Fruto de pesquisa de doutoramento, o artigo se desenvolve a partir de um breve posicionamento sobre a pesquisa em arquitetura e urbanismo, segue por uma análise da situação do ensino no Brasil, suas diretrizes curriculares e estrutura administrativa didáticopedagógica para, mediante o resgate da importância da prática e da apropriação do fazer na formação do arquiteto e como instrumento de pesquisa, destacar a interligação existente entre os três elementos isolados: o ensino, a pesquisa e a prática profissional. Ao assumir a elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo como um processo e não um fato criativo pessoal isolado, discute-se a necessidade de que se explicitem pelo menos duas metodologias inerentes à pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo: uma voltada à pesquisa, produção e comunicação do conhecimento sobre o tema e que possibilitará a aproximação do pesquisador ao seu objeto de estudo, o processo de elaboração do projeto; e outra, que não se confunde com a primeira, que se constitui em um dos possíveis objetos da própria pesquisa e um de seus prováveis resultados. Trata-se, no segundo caso, de inserir a pesquisa sobre a existência, ou não, de uma metodologia básica para a elaboração do projeto, como um dos objetos privilegiados no contexto da pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo. Conclui-se que a indissolubilidade e a simultaneidade entre teoria e prática no trabalho do arquiteto é fundamental para a própria prática, para o ensino e para a pesquisa sobre o processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo.Downloads
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