Os Cadernos de Desenho de Eduardo Souto de Moura

Autores

  • Edilene Siveira Alessi
  • Rafael Antonio Cunha Perrone UPM

Palavras-chave:

Caderno de Desenho, Eduardo Souto de Moura, Arquitetura

Resumo

Sabemos que os projetos de arquitetura atuam pela interdisciplinaridade, cruzando informações e imagens resgatadas de diferentes origens, incluindo a própria vivência do arquiteto. Além disso, os materiais que compõe um projeto, também se constituem em repertório para concepção de novas ideias. Alguns arquitetos se utilizam de cadernos de desenho, nos quais guardam toda espécie de anotações, croquis e pensamentos que devem ser materializados antes de se perderem na memória do dia-a-dia.
Eduardo Souto de Moura é um desses arquitetos que carregam sempre consigo seu caderno de desenho, que para ele funciona também como uma agenda profissional. Souto de Moura foi discípulo do arquiteto Álvaro Siza, para quem o desenho é antes de tudo prazer, e com ele aprendeu que o papel e o lápis explicam melhor que as palavras. Seus croquis podem ser ruidosos,
com várias linhas se sobrepondo, dificultando até a identificação do objeto, ou às vezes claros e objetivos. É a mão do arquiteto trabalhando na velocidade da mente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Siveira Alessi

Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade de São Paulo - USP; São Paulo; Brasil

Rafael Antonio Cunha Perrone, UPM

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getulio Vargas - SP (1984), doutorado (1993) e livre docência (2008) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo, professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, colaborador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e foi membro de diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil. Além da experiência acadêmica, atua profissionalmente desenvolvendo trabalhos na área de arquitetura. Recebeu diversas premiações de projetos pelo Instuto de Arquitetos do Brasil (1983,1987,1989, 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006). Em 1999 recebeu o Prêmio Carlos Barjas Milan do IAB-SP, em 2003 o Prêmio Votorantim da V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e em 2006 o Prêmio do Júri da XXX Bienal Latinoamericana de Arquitetura. Tem artigos e projetos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi membro de júris do Prêmio MOVESP, do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira e da premiação IAB-SP (1987).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

ALESSI, E. S.; PERRONE, R. A. C. Os Cadernos de Desenho de Eduardo Souto de Moura. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 14, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/ALESI.2014.1. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos