São Luiz do Paraitinga: resiliência pós-desastre de uma cidade patrimônio nacional

Autores

  • Tania Cristina Bordon Mioto Silva Doutora pelo PPGAU-UPM Docente da Univ. Anhembi Morumbi
  • José Geraldo Simões Júnior UPM

Palavras-chave:

São Luiz do paraitinga, Patrimoniuo Cultural, Desastre e Resiliência

Resumo

A cidade de São Luiz do Paraitinga, referência histórica e cultural do Vale do Paraíba paulista, foi arruinada por uma inundação em 2010, resultado do transbordamento do rio Paraitinga que circunda a cidade. Esse cataclismo atingiu edificações referenciais e o núcleo histórico tombado (desde 1982), pelo Condephaat, causando a destruição parcial ou total de diversos bens. Nas ações pós-desastre, um dos aspectos a destacar foi a reconstrução da Igreja Matriz São Luiz de Tolosa, em 2013, uma das principais referências da memória de seus habitantes. A partir de uma abordagem que contempla o patrimônio cultural, a memória coletiva, os marcos legais antes da inundação, a descrição do desastre, foram destacadas as ações emergenciais pós-inundação, nas quais o envolvimento da comunidade em sinergia com as ações da defesa civil e organismos patrimoniais, garantiu um processo de forte resiliência, que foi a marca da reconstrução da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Cristina Bordon Mioto Silva, Doutora pelo PPGAU-UPM Docente da Univ. Anhembi Morumbi

Arquiteta, especilaita em Patrimonio e Restauro, Mestre e Doutora pelo PPGAU-UPM
Docente da Univ. Anhembi Morumbi

José Geraldo Simões Júnior, UPM

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978-1983). Formação complementar em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1975-1978). Diplomado em Literatura Francesa pela Universidade de Nancy (Nancy III- Alliance Française- 1980). Mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas /Escola de Administração Pública (1985-1990). Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU / Universidade de São Paulo (1990-1995). Pós-doutorado em Urbanismo pela Technische Universität Wien - Austria (2010). Estágio senior em Estudos Urbanos na Radboud University - Holanda (2013). Em 2003, foi Diretor do Patrimônio Histórico de São Paulo (DPH) e Presidente de seu Conselho de Preservação (CONPRESP). Desde 2000 é professor-adjunto da FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde exerceu o cargo de Coordenador da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2001-2003) e de Coordenador Geral da Pós-Graduação (2004-2008). Professor-convidado no curso de Doutorado em Urbanismo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (desde 2004). Assessor científico da Capes, do CNPQ, da Fapesp e do FCT-Portugal.(desde 2001) Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - desde 2006 - nível 1-D. Áreas de atuação: História do Urbanismo, Projetos Urbanos, Patrimônio Cultural e Assentamentos Informais.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

BORDON MIOTO SILVA, T. C.; SIMÕES JÚNIOR, J. G. São Luiz do Paraitinga: resiliência pós-desastre de uma cidade patrimônio nacional. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 17, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Mioto. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cidades e Núcleos Urbanos