Os Projetos para o Bairro do Pacaembu e o Debate Urbanístico em São Paulo
Palavras-chave:
Pacaembu, urbanismo, São PauloResumo
Em 1913 a Cia City apresenta um primeiro projeto para o loteamento da área do vale do Pacaembu. A Prefeitura paulistana recusa essa versão e tal fato acaba conduzindo essa companhia a convidar o eminente arquiteto inglês Barry Parker para resolver a pendência do Pacaembu e projetar novos loteamentos na cidade. O diálogo técnico estabelecido entre Parker e o Diretor de Obras Municipais, Victor da Silva Freire conduz a uma revisão das normativas urbanísticas, levando à aprovação de uma nova lei dos arruamentos muito mais avançada em termos ambientais e técnicos - a lei dos Arruamentos de 1923. Este episódio foi aqui abordado utilizando fontes documentais ainda inéditas a respeito do projeto para o bairro - e mostra não somente a estreita conexão de Freire com o então recente ideário urbanístico internacional, mas também a possibilidade de um novo projeto ser aprovado para a área do Pacaembu, inaugurando um modelo de implantação que seria ampliado para outras áreas da cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.