São Luiz do Paraitinga: resiliência pós-desastre de uma cidade patrimônio nacional
Palavras-chave:
São Luiz do paraitinga, Patrimoniuo Cultural, Desastre e ResiliênciaResumo
A cidade de São Luiz do Paraitinga, referência histórica e cultural do Vale do Paraíba paulista, foi arruinada por uma inundação em 2010, resultado do transbordamento do rio Paraitinga que circunda a cidade. Esse cataclismo atingiu edificações referenciais e o núcleo histórico tombado (desde 1982), pelo Condephaat, causando a destruição parcial ou total de diversos bens. Nas ações pós-desastre, um dos aspectos a destacar foi a reconstrução da Igreja Matriz São Luiz de Tolosa, em 2013, uma das principais referências da memória de seus habitantes. A partir de uma abordagem que contempla o patrimônio cultural, a memória coletiva, os marcos legais antes da inundação, a descrição do desastre, foram destacadas as ações emergenciais pós-inundação, nas quais o envolvimento da comunidade em sinergia com as ações da defesa civil e organismos patrimoniais, garantiu um processo de forte resiliência, que foi a marca da reconstrução da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.