Plano Diretor Urbano - Instrumento da Desigualdade Social: Uma Análise do Caso de Vitória da Conquista-BA.

Autores

  • Raquel Gomes Valadares UFV - Universidade Federal de Viçosa
  • Ítalo Stephan UFV - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais

Palavras-chave:

Planejamento, Plano Diretor, Segregação Social.

Resumo

Pensar na cidade como espaço democrático e acessível a todos é o pensamento em voga. Desde a Constituição Federal de 1988, buscam-se mecanismos legais para que a população participe das decisões no âmbito público e não permaneçam à margem das suas garantias e direitos. A gestão democrática e participativa da cidade é explicitada no texto da Constituição, do Estatuto da Cidade e, também, no Plano Diretor Urbano – PDU. Entretanto, constar no texto legal, não garante efetivamente a participação da população, nem sequer a democratização do espaço urbano. Desde o primeiro PDU, criado em 1976, até o atual, homologado em 2006, existem discrepâncias no tratamento à população que compõem o espaço urbano de Vitória da Conquista, município situado no Centro Sul da Bahia. As diretrizes ressaltam a dicotomia social e econômica, atribuindo atendimento desigual às demandas das áreas do espaço urbano. Em detrimento de uma grande parte da população urbana, uma pequena área concentra a maior parcela do investimento público, uma alusão de que há progresso social e continuo para toda a cidade. A imagem de crescimento social e econômico democrático é descompassada observando o espaço urbano como todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gomes Valadares, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFV - Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Gestão Pública Municipal pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Grupo de pesquisa Território & Desigualdades, da UFV

Advogada/UESB

Ítalo Stephan, UFV - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP; Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV - Universidade Federal de Viçosa; Minas Gerais; Brasil; sthephan@ufv.br

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

VALADARES, R. G.; STEPHAN, Ítalo. Plano Diretor Urbano - Instrumento da Desigualdade Social: Uma Análise do Caso de Vitória da Conquista-BA. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 18, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.2%20Valadares. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Direito à Cidade, Contradição e Desenvolvimento de uma Sociedade Democrática