Afuá, um refúgio da urbanidade
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v24n1p45-59Palavras-chave:
Urbanidade; Frentes de água; Afuá; Espaços públicos; Refúgio.Resumo
As frentes de água podem se apresentar como espaços cujo papel articulador pode diminuir o isolamento espacial e o aumento da tolerância à diferença, por meio do resgate dos valores da urbanidade. A experiência no município de Afuá, cidade ao norte do Arquipélago de Marajó, na foz do Rio Amazonas, no Pará, tem como objetivo identificar fatores que elevam a urbanidade lá aflorada e seus resultados, a urbanidade propriamente dita, e fornecer subsídios para o estabelecimento de critérios e parâmetros para análise da urbanidade em frentes de água. A análise foi realizada pelo método de anotar observações em tempo real e de modo sistemático, denominado Diário (Gehl; Svarre, 2018). Afuá é um refúgio, um lugar seguro que não se expôs a situações de hostilidade, um exemplo de como a relação da água, da cidade e das pessoas pode ser um ponto de partida para a urbanidade tão almejada. Nesse sentido, o que podemos aprender com Afuá? Quais são os fatores indutores da urbanidade existentes em Afuá e como planejar espaços públicos utilizando-os? Este artigo trata da urbanidade em frentes de água e sobre como criar condições favoráveis para sua ocorrência.
Downloads
Referências
ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M.; JACOBSON, M.; FIKSDAHL-KING, I.; ANGEL, S. Uma linguagem de padrões. Tradução Alexander Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2013.
GEHL, J. et al. New City Life. Copenhagen: The Danish Architectural Press, 2006.
GEHL, J. Cidades para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GEHL, J.; SVARRE, B. A vida na cidade: como estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.
GOMES, R. C. C. Buscando compreender as pequenas cidades. In: OLIVEIRA, J. A. (org.). Cidades brasileiras: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.
JACOBS, J. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
PESCI, R. La ciudad de la urbanidad. Buenos Aires: Fundacion Cepa, 1999.
Prefeitura Municipal de Afuá. Relatório do diagnóstico da realidade do município de Afuá – 2017/2018: Produto da II Etapa do Processo de Revisão do Plano Diretor Municipal de Afuá. Afuá, 30 jun. 2017.
ROCHA, M. C. S. Quando a cidade convida: lições de urbanidade e configuração em assentamentos humanos limitados. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31332. Acesso em: jan. 2024.
TRINDADE JÚNIOR, S. C. et al. Espacialidades e temporalidades urbanas na Amazônia ribeirinha: mudanças e permanências a jusante do rio Tocantins. In: ACTA Geográfica. Revista do Curso de Geografia da UFRR. Boa Vista: Editora da UFRR, 2011. p. 117-133.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Michelle Benedet
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.