O Edifício da Bilioteca Municipal de Maringá e suas Referências Projetuais
Palavras-chave:
Circulação de ideias, arquitetura modernista, norte do ParanáResumo
Este trabalho apresenta uma análise formal do edifício que abriga a biblioteca municipal de Maringá/PR, buscando suas referências projetuais. Compreender como se deu a incorporação das ideias de arquitetura das metropoles no contexto da modernização das pequenas e médias cidades do interior do país é de extrema relevância para o seu entendimento. O edifício, inaugurado em 1975, está referenciado na arquitetura modernista, mais especificamente na estética do concreto aparente, fazendo ressoar a produção de arquitetos paulistas e curitibanos do período pós-Brasília. Como método, serão analisados o meio social, o contexto físico, os aspectos simbólicos, os funcionais e a solução formal para mostrar a configuração de uma arquitetura híbrida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.