Entre o Concreto e o Abstrato: As Obras de Armando de Holanda Cavalcanti com Athos Bulcão
Palavras-chave:
Arquitetura, Artes Plásticas, ModernidadeResumo
Das manifestações culturais modernas no Brasil, artes plásticas e arquitetura têm expressões ímpares[CS1] . Nos anos 1930, quando o moderno começou a ter reconhecimento, o debate sobre modernidade nas artes integrava o abstracionismo geométrico. Na arquitetura, o Brasil se familiarizou com o modernismo europeu pelo intercâmbio de experiências, como na visita de Le Corbusier ao país em 1936, fato que seria destacado pela historiografia como momento de propagação da síntese das artes, incentivando a relação da arquitetura às artes plásticas e valorização de elementos regionais – o azulejo, tradição do período colonial brasileiro, passou a expressar a linguagem moderna. Em Pernambuco, exemplos dessas expressões estão situados no Parque Histórico Nacional dos Guararapes – PHNG (1975), resultantes da colaboração entre o arquiteto Armando de Holanda Cavalcanti e o artista plástico Athos Bulcão. As obras em concreto armado com painéis de azulejos abstratos nas fachadas, compostas pelo pavilhão de acesso, área administrativa e lanchonetes, possibilitam reflexões sobre síntese x integração das artes. No PHNG, seriam os painéis constitutivos menores das edificações? Seria arquitetura cenário para artes plásticas? Ou ambas mantêm autonomia em detrimento da síntese / integração? Nestas obras, arte e arquitetura enriquecem a produção do Movimento Moderno nacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.