Os Saberes Localizados da Prática das Arquitetas no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p107-127Palavras-chave:
Saberes localizados; Gênero; Regionalismo; Pós-modernismo; Arquitetura popular.Resumo
Este artigo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa "Arquitetas no Nordeste brasileiro: migrações, regionalismo e gênero” e tem como objetivo explorar o tema do uso de saberes localizados (HARAWAY, 1995) no campo da arquitetura popular como uma estratégia de afirmação profissional usada por arquitetas no Nordeste brasileiro. Para tal, fez-se uma retomada crítica da experiência do escritório Arquitetura 4 – uma das primeiras equipes inteiramente femininas a surgir na cidade do Recife – a partir dos anos 1970, e, após a análise de sua trajetória, concluiu-se que o grupo subverte a geração anterior e usa a imagem das arquiteturas populares do Nordeste reinterpretada à luz das ideias propagadas pelas correntes regionalistas e pós-modernistas de viés clássico, a fim de se diferenciar das produções de seus contemporâneos e disputar o concorrido mercado de arquitetura ainda predominantemente masculino da época.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR., D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. Prefácio de Margareth Rago. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.
ARQUITETURA: uma profissão ainda discriminada para mulheres. Diário de Pernambuco, Recife, 11 dez. 1979. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/029033_15/147183. Acesso em: 30 ago. 2020.
COSTA, C. O pós-moderno na arquitetura nordestina (1985-2000). 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
COSTA, J. Feito com as mãos. [Anotação pessoal sobre o artesanato]. Recife, jun. 2003.
EGGENER, K. Placing resistance: a critique of critical regionalism. In: CANIZARO V. B. (ed.). Architectural regionalism: collected writtings on place, identity, modernity and tradition. New York: Princeton Architectural Press, 2007. p. 395-407.
GÁTI, A. H. Arte e artesanato na arquitetura de interiores moderna de Janete Costa. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
GÁTI, A. H. Esposas: a consorte nas parcerias profissionais entre arquitetos. Revista Arquitetas Invisíveis, Brasília, v. II, p. 23-26, 2018.
GONÇALVES, G. M. Entrevista a Guilah Naslavsky em 1 set. 2020.
GÜREL, M. Ö.; ANTHONY, K. H. The canon and the void: gender, race, and architectural history texts. Journal of Architectural Education, v. 59, p. 66-76, 2006.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.
HEYNEN, H. Anonymous architecture as counter image: Sibyl Moholy-Nagy's perspective on American vernacular. The Journal of Architecture, v. 113, n. 4, 469-491, 2008.
HEYNEN, H. Genius, gender and architecture: the star system as exemplified in the Pritzker. KU Leuven University Library, Feb. 2013.
HEYNEN, H.; WRIGHT, G. (2012). Introduction: shifting paradigms and concerns. In: CRYSLER, C. G.; CAIRNS, S.; HEYNEN, H. (ed.). The Sage handbook of architectural theory. London: Sage, 2012.
LAPROVITERA, E. L’architcte et le people à Recife (Brésil): 1959-2009. École des Hautes Études en Sciences Sociales. Paris, 2009.
LEE, R.; SIDDIQI, A. A woman’s situation: transnational mobility and gendered practice. In: CFP: EAHN, Talin, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/33845580/CFP_EAHN_Tallinn_2018_A_Woman_s_Situation_Transnational_Mobility_and_Gendered_Practice. Acesso em: 30 set. 2017.
LIMA, A. G. G. Arquitetas e arquiteturas na América Latina do século XX. São Paulo: Altamira, 2014.
MARQUES, S. Maestro sem orquestra: um estudo da ideologia do arquiteto no Brasil – 1820-1950. 1983. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1983.
MARQUES, S. Entrevista a Guilah Naslavsky, 2016.
MOTA, N.; MESQUITA, L. Métodos construtivos tradicionais do Nordeste. Recife:
UFPE/Sudene, mimeo, 1978.
MOHOLY-NAGY, S. Native genius in anonymous architecture. New York: Horizon Press, 1957.
MUNIZ, M. B. O escritório Arquitetura 4: continuidade e mudança na arquitetura residencial no NE (1973-1997). 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
MUNIZ, M. B. A experiência residencial na obra de Vera Pires e Roberto Ghione: 1998-2012. 2012. Dissertação (Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
NASLAVSKY, G.; MARIZ, M. L. As “outras” do outro: pioneiras arquitetas no Nordeste brasileiro: migrações, gênero e regionalismo. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador. Resumos [...]. Salvador: Instituto dos Arquitetos do Brasil, 2019.
PEDROSA, M. Arquitetura moderna no Brasil (1953). In: AMARAL, A. (org.). Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981. p. 255-264.
PIRES, V. Arquitetura 4: Casa de praia, Porto de Galinhas, 1987. Simetria clássica. Modernidade e classicismo tropical. Recife, 23 ago. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=129662508837797&id=100053821449801. Acesso em: 25 jan. 2021.
RISÉRIO, A. Avant-garde na Bahia. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, 1995. 259 p.
ROCHA, E. de O. Entrevista a Guilah Naslavsky, 2016.
SILVA, M. de. The life and work of an Asian woman architect. Colombo, 1998. v. 1.
SOUZA, D. B. I. de. Reconstruindo Cajueiro Seco: arquitetura, política e cultura popular em Pernambuco (1960-64). São Paulo: Annablume, 2010. 218 p.
TORRE, S. Teaching architectural history in Latin America: the effusive unifying architectural discourse. Journal of the Society of Architectural Historians, v. 61, n. 4, p. 549-558, Dec. 2002. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/991875. Acesso em 7.12.2015.
VENTURI, R. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
WAISMAN, M. La mujer en la arquitetura. Revista de la Universidad Nacional de Córdoba, n. 1-2, p. 379-395 jun. 1969.
WAISMAN, M. O interior da história: historiografia para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.
WEIMER, G. Arquitetura popular brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WOLF, J. Arquitetura 4. Sob inspiração da paisagem regional. Revista AU, São Paulo, n. 22, fev./mar. 1989.
WRIGHT, G. On the fringe of the profession. Women in American architecture. Spiro Kostof (dir.), The Architect. Chapters in the history of the profession. New York: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.