Mac Niterói: um templo Moderno
Palavras-chave:
Projeto, HistóriaResumo
O foco do artigo debruçou-se sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer em um dos mais emblemáticos edifícios da arquitetura moderna brasileira, o museu de arte contemporânea de Niterói. A abordagem recaiu sobre o ponto de vista do diálogo entre arquitetura e lugar. Criou-se uma análise baseada na leitura de elementos gráficos como: fotos aéreas, do observador, plantas e cortes, onde foi possível identificar uma possível analogia com um dos edifícios mais icônicos da arquitetura clássica, o Partenon de Atenas. Ambos foram submetidos a uma abordagem voltada exclusivamente ao debate do binômio arquitetura e lugar, onde foi possível criar pontos de contato entre os dois edifícios. As analogias propostas parecem pertinentes e pretendem, a partir de uma abordagem fenomenológica, conseguir uma compreensão mais aprofundada da obra de um dos arquitetos mais importantes do Século XX.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.