Histórias, memórias e reminiscências
a Vila Operária em Maringá, no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v25n1p222-238Palavras-chave:
Memória, Arquitetura e memória, Vila OperáriaResumo
Esta pesquisa aborda a relação entre memória, identidade e arquitetura, destacando a importância da memória como uma composição singular de reminiscências interpessoais, a qual desempenha uma função essencial na construção da identidade humana. A cidade, por meio de sua arquitetura, é apresentada como a base para o desenvolvimento das expressões culturais, históricas e identitárias, na qual diferentes tipos arquitetônicos refletem tradições, valores e crenças de um povo, influenciando sua identidade e seu senso de pertencimento. O artigo examina, em específico, o caso do bairro Vila Operária em Maringá, no Paraná, evidenciando sua arquitetura em madeira como uma reminiscência de um período pretérito da cidade, repleto de significados culturais e históricos, e analisa a materialidade como uma forma de fortalecimento da identidade coletiva e uma possível maneira de reconhecimento dos espaços como locais de memória. A estratégia de investigação contempla documentos, registros físicos e orais, fundamentais para a interpretação do fenômeno estudado.
Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22
Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22
Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22
Downloads
Referências
ABREU, P. P. da S. M. de. Arquitectura: monumento e morada. Artitextos, Lisboa, n. 4, p. 11-20, Jun. 2007.
ARÉVALO, M. C. da M. Lugares de memória ou a prática de preservar o invisível através do concreto. História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 7, 2005. Disponível em:
https://www.anpuh.org/revistahistoria/ view?ID_REVISTA_HISTORIA=7.
ASSMANN, A. Espaços da recordação. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
GONÇALVES, J. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Historiæ, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 27–46, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3260.
MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-69092002000200002.
MENESES, U. B. A cidade como bem cultural: áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. [Debate]. Patrimônio: atualizando o debate, São Paulo: IPHAN, 2006.
NORA, P.; AUN KHOURY, T. Y. Entre memória e história: a problemática dos lu-gares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. [s. l.], v. 10, 1993, p. 7-28. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 3 jul. 2023.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
ROSSI, P. O passado, a memória, o esquecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
RUSKIN, J. A lâmpada da memória. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Beatrís Skowronski, Gabriela Gimenes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.