Explorar Várias Abordagens para a Inovação Social: Uma Análise da Literatura Francófona e uma Proposta de Tipologia de Inovação
Palavras-chave:
A inovação social. O espírito empresarial social. A inovação tecnológica. A inovação de serviços. A economia social e solidária.Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é esclarecer as múltiplas abordagens de inovação social, com foco sobre a literatura francófona.
Originalidade/ Lacuna/ Relevância/ Implicações: Nós oferecemos uma revisão ampla da literatura que ponha em dúvida o significado do adjetivo "social" quando està usado pelos autores para descrever uma inovação, que destaca as diferentes abordagens do conceito, os relacionamentos de unas entre outras e os seus limites, e que ilustra estas abordagens com exemplos concretos.
Principais aspectos metodológicos: A análise da literatura se baseia em uma seleção de vinte e cinco artigos em francês- a língua materna do autor- que foram recolhidas e analisadas através do método do "ponto de saturação teórica". Concluímos nossa investigação quando aparecia que não havia mais inéditas elemento inéditos e cruciais para os artigos novamente lidos, ou seja, quando apareceu que um "ponto de saturação" finalmente foi atingido sobre as teorias da inovação social.
Síntese dos principais resultados: A definição da inovação social, como novas soluções para as exigências não ou mal atendidas, parece predominar na literatura. Esta aqui pode ser dividida em três sob-abordagens: a abordagem pelos políticas públicos, a abordagem pelo espírito empresarial social e a abordagem pelo desenvolvimento participativo que parece ser neste caso o mais interessante, sem excluir as outras.
Principais considerações/ conclusões: Nós propomos uma nova tipologia de inovação que mostra a relação entre a inovação social com outros tipos de inovações. Concluímos com algumas considerações sobre o contexto de emergência da inovação social e da sua posição ambígua dentro do sistema neoliberal.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.