Inovação em Ambientes Religiosos: Estabelecendo uma Rede Inter-Organizacional Voltada para o Mercado Islâmico

Autores

  • Julio Araujo Carneiro da Cunha Universidade Nove de Julho
  • Leandro Januário de Souza Universidade Paulista
  • Flávio Romero Macau Universidade Paulista
  • Nawfal Assa Mossa Alssabak Universidade Paulista

Palavras-chave:

Redes Inter-organizacionais. Transferência de conhecimento religioso. Inovação em ambientes religiosos. Alimentos Halal. Mercados Islâmicos.

Resumo

Objetivo: Compreender a geração de inovação num ambiente religioso, pautado pelos requerimentos do Islã. O Brasil destaca-se como grande exportador para os países do Oriente Médio, principalmente para itens como frangos Halal, produzidos de acordo com as regras religiosas muçulmanas. Para viabilidade dos negócios uma rede de fornecimento diferenciada teve de surgir, com a organização dos atores em torno de normas religiosas.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: A gestão de produtos e processos é preponderantemente orientada visando ganhos de eficiência e produtividade (p.ex. redução de custos). No entanto, essa gestão precisa atender a requisitos adicionais numa rede de suprimentos em que a religião atua com um papel de destaque.

Principais aspectos metodológicos: Entrevistas exploratórias com respondentes chave no nível estratégico, pesquisa documental, e observação nãi participante das linhas de produção e locais de trabalho.

Síntese dos principais resultados: Os atores estão conectados na rede a um ganho comum, com aspectos econômicos e sociais, mobilizados por regras institucionais e por princípios religiosos. Mudanças em produtos e processos dependem da aceitação por parte das entidades religiosas, e não podem ocorrer sem um alinhamento prévio a crenças e práticas antigas.

Principais considerações/Conclusões: A transferência de conhecimento e a inovação estão entrelaçadas às regras religiosas, guiando os atores da rede nas mudanças de produto e processo, tanto para muçulmanos quanto para não muçulmanos. Novas formas de produzir, por maiores que sejam os ganhos de produtividade e acréscimo de excelência, dependem do aval de líderes religiosos que interpretam a inovação aos olhos do Alcorão, ou seja, se estão de acordo com a lei islâmica.

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Biografia do Autor

Julio Araujo Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2011) e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2011), Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006).  É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho-UNINOVE. Atua como editor-chefe do periódico norte-americano Human Resource Management Research. Atua nas áreas de Redes interorganizacionais, Gestão da informação e conhecimento, gestão estratégica do desempenho e governança do esporte. 

Leandro Januário de Souza, Universidade Paulista

Mestre em Administração pela Universidade Paulista (2015), Pós-Graduado em Branding pela BSP-Business School São Paulo/Universidade Anhembi Morumbi (2013), Graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Aluno do PIBIC/AM- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Anhembi Morumbi (2011). Tem como principais interesses de pesquisa Gestão do Conhecimento, Redes Interorganizacionais e Comportamento do consumidor.

Flávio Romero Macau, Universidade Paulista

Doutor em Administração (Estratégia de Operações) pela FGV/EAESP (2010), Mestre em Comportamento Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Pós-graduado em Gestão da Qualidade pela POLI/USP (1999), Engenheiro Mecatrônico formado pela POLI/USP (1999). Coordenador do Programa de Mestrado acadêmico em Administração de Empresas na Universidade Paulista-UNIP, professor nos cursos de Pós-Graduação lato sensu no Insper e nos MBAs in-company na FGV. Atua nas áreas de redes de empresas, gestão de operações, gestão do conhecimento e gerenciamento de projetos.

Nawfal Assa Mossa Alssabak, Universidade Paulista

Mestre em Administração pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Iraque e Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Islâmica Brasileira. Possui ampla experiência na área de Administração e Gestão de Negócios Internacionais. Embaixador de Médicos Sem Fronteiras Brasil. Tem como principais interesses de pesquisa Cultura Islâmica e Redes Interorganizacionais.

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Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial