Conservadorismo condicional na divulgação de lucros em companhias abertas brasileiras: diferenças entre emissoras e não emissoras de ADR’S e sistemas contábeis

Autores/as

  • Antonio Carlos Dias Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Joanília Neide de Sales Cia Universidade de São Paulo
  • Iran Siqueira Lima Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Conditional conservatism, ADR’s issuing, Accounting systems, Losses asymmetric anticipation, Public companies.

Resumen

O artigo examina as diferenças, em termos de qualidade informacional (conservadorismo condicional), das demonstrações contábeis de companhias de capital aberto emissoras e não emissoras de ADR. Das primeiras também se comparam as demonstrações publicadas nos dois sistemas contábeis (PCAB e USGAAP). São utilizados os modelos de Componentes Transitórios nos lucros (BASU, 1997) e de Associação entre Apropriações Contábeis e Fluxos de Caixa (BALL; SHIVAKUMAR, 2005). As hipóteses propõem que não há diferenças nos graus de conservadorismo condicional entre todos os grupos, devido às semelhanças contratuais e institucionais para os dois grupos de firmas; à inexistência de incentivos para alterar o comportamento dos gestores pelo processo de cross listing; e à insuficiência de motivação pela simples aplicação de princípios contábeis diversos. Os resultados dos testes confirmam as hipóteses adotadas, com os modelos apresentando baixos coeficientes de determinação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Conservadorismo Condicional; Emissão de ADR; Sistemas Contábeis; Antecipação Assimétrica de Perdas; Companhias de Capital Aberto.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Dias Coelho, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor associado da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Joanília Neide de Sales Cia, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Iran Siqueira Lima, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Publicado

2009-11-04

Número

Sección

Finanzas Estratégicas