Um estudo acerca dos processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem função gerencial

Autores/as

  • Patricia Kinast de Camillis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Simone Antonello Universidade do Rio Grande do Sul

Resumen

Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem informal; Aprendizagem organizacional; Aprendizagem social; Processo de aprendizagem; Desenvolvimento de pessoas.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Kinast de Camillis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Claudia Simone Antonello, Universidade do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2009-12-08

Número

Sección

Gestión Humana y Social