Explorar Várias Abordagens para a Inovação Social: Uma Análise da Literatura Francófona e uma Proposta de Tipologia de Inovação

Autores

  • Maud Gregoire Lille 2 University, doctoral school 74, CERAPS

Palavras-chave:

A inovação social. O espírito empresarial social. A inovação tecnológica. A inovação de serviços. A economia social e solidária.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é esclarecer as múltiplas abordagens de inovação social, com foco sobre a literatura francófona.

Originalidade/ Lacuna/ Relevância/ Implicações: Nós oferecemos uma revisão ampla da literatura que ponha em dúvida o significado do adjetivo "social" quando està usado pelos autores para descrever uma inovação, que destaca as diferentes abordagens do conceito, os relacionamentos de unas entre outras e os seus limites, e que ilustra estas abordagens com exemplos concretos.

Principais aspectos metodológicos: A análise da literatura se baseia em uma seleção de vinte e cinco artigos em francês- a língua materna do autor- que foram recolhidas e analisadas através do método do "ponto de saturação teórica". Concluímos nossa investigação quando aparecia que não havia mais inéditas elemento inéditos e cruciais para os artigos novamente lidos, ou seja, quando apareceu que um "ponto de saturação" finalmente foi atingido sobre as teorias da inovação social.

Síntese dos principais resultados: A definição da inovação social, como novas soluções para as exigências não ou mal atendidas, parece predominar na literatura. Esta aqui pode ser dividida em três sob-abordagens: a abordagem pelos políticas públicos, a abordagem pelo espírito empresarial social e a abordagem pelo desenvolvimento participativo que parece ser neste caso o mais interessante, sem excluir as outras.

Principais considerações/ conclusões: Nós propomos uma nova tipologia de inovação que mostra a relação entre a inovação social com outros tipos de inovações. Concluímos com algumas considerações sobre o contexto de emergência da inovação social e da sua posição ambígua dentro do sistema neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maud Gregoire, Lille 2 University, doctoral school 74, CERAPS

Degrees:

Master in "Social and solidarity economy organisations governance and administration", Montpellier 3 University

Master in "Organisational Strategy and Communication", Sciences Po Lille

Current position: Phd student in management science and political sciences, Lille 2 University, Doctoral school 74, CERAPS

Research interests: social innovation, social and solidarity economy, cooperative entrepreneurship, new forms of work, autonomous work

Downloads

Publicado

2017-01-18