Inovação em Ambientes Religiosos: Estabelecendo uma Rede Inter-Organizacional Voltada para o Mercado Islâmico
Palavras-chave:
Redes Inter-organizacionais. Transferência de conhecimento religioso. Inovação em ambientes religiosos. Alimentos Halal. Mercados Islâmicos.Resumo
Objetivo: Compreender a geração de inovação num ambiente religioso, pautado pelos requerimentos do Islã. O Brasil destaca-se como grande exportador para os países do Oriente Médio, principalmente para itens como frangos Halal, produzidos de acordo com as regras religiosas muçulmanas. Para viabilidade dos negócios uma rede de fornecimento diferenciada teve de surgir, com a organização dos atores em torno de normas religiosas.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: A gestão de produtos e processos é preponderantemente orientada visando ganhos de eficiência e produtividade (p.ex. redução de custos). No entanto, essa gestão precisa atender a requisitos adicionais numa rede de suprimentos em que a religião atua com um papel de destaque.
Principais aspectos metodológicos: Entrevistas exploratórias com respondentes chave no nível estratégico, pesquisa documental, e observação nãi participante das linhas de produção e locais de trabalho.
Síntese dos principais resultados: Os atores estão conectados na rede a um ganho comum, com aspectos econômicos e sociais, mobilizados por regras institucionais e por princípios religiosos. Mudanças em produtos e processos dependem da aceitação por parte das entidades religiosas, e não podem ocorrer sem um alinhamento prévio a crenças e práticas antigas.
Principais considerações/Conclusões: A transferência de conhecimento e a inovação estão entrelaçadas às regras religiosas, guiando os atores da rede nas mudanças de produto e processo, tanto para muçulmanos quanto para não muçulmanos. Novas formas de produzir, por maiores que sejam os ganhos de produtividade e acréscimo de excelência, dependem do aval de líderes religiosos que interpretam a inovação aos olhos do Alcorão, ou seja, se estão de acordo com a lei islâmica.
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