O trabalho com a língua em um Projeto Vivencial de Letramento

Autores

  • Adriana Fischer FURB- Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. https://orcid.org/0000-0001-9787-2814
  • Franceli Rodrigues de Souza UCPel

Resumo

O objetivo do artigo é caracterizar práticas de letramento, que condu-zem alunos a uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o que vivenciam no e a partir do contexto escolar. A fundamentação teórica e metodológica centra-se em princípios da Pedagogia dos Multiletramentos e na abordagem dialógica da linguagem. As análises se realizam em torno de marcas enunciativas, advindas de relatórios escritos e depoimentos de alunos, produzidos no início e no final de um Projeto Vivencial de Letramento. Essas marcas indicam transformações no uso da língua por alunos de um 3o ano do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Adriana Fischer, FURB- Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras.

Doutora em Linguística pela UFSC. É professora no Mestrado em Educação e no Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau. Já atuou no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras da UCPel e no Centro de Investigação em Educação, como pesquisadora, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Tem coordenado pesquisas sobre letramentos acadêmicos, organizado dossiês temáticos sobre o tema e orientado dissertações e teses com temas afins.

Franceli Rodrigues de Souza, UCPel

Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Fischer, A., & de Souza, F. R. (2016). O trabalho com a língua em um Projeto Vivencial de Letramento. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(1), 141–154. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/7835

Edição

Seção

Língua e Linguística