O trabalho com a língua em um Projeto Vivencial de Letramento
Resumo
O objetivo do artigo é caracterizar práticas de letramento, que condu-zem alunos a uma perspectiva crítica e reflexiva sobre o que vivenciam no e a partir do contexto escolar. A fundamentação teórica e metodológica centra-se em princípios da Pedagogia dos Multiletramentos e na abordagem dialógica da linguagem. As análises se realizam em torno de marcas enunciativas, advindas de relatórios escritos e depoimentos de alunos, produzidos no início e no final de um Projeto Vivencial de Letramento. Essas marcas indicam transformações no uso da língua por alunos de um 3o ano do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética e criação verbal.São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BUNZEN, C. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocul-tural. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P.Letramentos: rupturas, desloca-mentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 99-120.
DICKEL, A.; COMIN, C. Convergência entre áreas de conhecimento: os requeri-mentos da prática de ensino de língua portuguesa: a linguagem em foco. In: HEINIG, O. L. de O. M.; FRONZA, C. de A. (Org.). Diálogos entre linguística e educação. Blumenau: Edifurb, 2011. p. 117-130.
DIONÍSIO, M. de L. Educação e os estudos atuais sobre letramento. Entrevista concedida por Maria de Lourdes Dionísio, da Universidade do Minho, a Nilcéa Pelandré e Adriana Fischer. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 209-224, jan./jun. 2007.
FIAD, R. S.; SILVA, L. M. Escrita na formação docente: relatos de estágio. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 31, n. 2, p. 123-131, 2009.
FISCHER, A.A construção de letramentos na esfera acadêmica.2007. 340 f. Tese(Doutorado em Linguística)–Universidade Federal de Santa Catarina, Flo-rianópolis, 2007.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva:Revista do Centro de Ciências da Educação – UFSC, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola.In: ROJO. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola.São Pau-lo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desen-volvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240 p.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies. Design of social fu-tures. In: COPE, B.; KALANTZIS, C. (Ed.). Multiliteracies.Literacy learning and design of social futures. London, New York: Routledge, 2000. p. 9-37.
TINOCO, G. M. A. de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna.2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)–Universi-dade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.