Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é inédito e não foi publicado em nenhum outro veículo de divulgação.
  • O texto versa sobre tema relacionado aos estudos literários, lingüísticos, semióticos, da comunicação ou da tradução. Textos de áreas afins também são aceitos.
  • O autor do artigo possui o título de doutor, conforme exigido pelas diretrizes da revista
  • O texto contém título de até 80 caracteres em inglês e em português.
  • O texto, se artigo ou ensaio, contém resumo de até 500 caracteres, pelo menos em inglês e em português.

  • O texto não contém indicação explícita de autoria.
  • O texto acompanha as orientações formais disponíveis em Diretrizes para Autores
     
  • Você está ciente das regras de submissão

Diretrizes para Autores

Artigos

  1. O artigo deve ser submetido em arquivo doc. ou docx. Textos enviados em outro formato serão recusados.
  2. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 com adentramento de 1 (um) centímetro para assinalar parágrafos.
  3. Os textos que não apresentarem esse padrão serão recusados (cf. indicações abaixo).
  4. Para citações:

– de até três linhas: citar entre aspas no próprio parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página;

– de quatro linhas ou mais: citar em destaque, parágrafo próprio, espaço simples, letra fonte 10 e margem de 4 m, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página.

  1. Os anexos devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.
  2. Os artigos poderão ter, no máximo, 20 páginas A4, incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas, figuras e anexos. 
  3. No momento de submissão do texto no sistema, o(s) autor(es) deve(m) informar, no espaço apropriado, detalhadamente:
  4. a) Nome.
  5. b) Formação acadêmica.
  6. c) Filiação institucional (cidade, estado e país).
  7. d) E-mail.
  8. e) ORCID
  9. A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:
  10. a) Título do trabalho.
  11. b) Breve resumo (de 4 a 8 linhas) e palavras-chave (padrão: 5 palavras).
  12. c) Texto do trabalho.
  13. d) Após as Referências bibliográficas incluir a versão em inglês do título do artigo, do resumo (de 3 a 8 linhas) e das palavras-chave.
  14. Os trabalhos que não seguirem a ordem indicada ou deixarem de apresentar alguns dos itens apontados serão desconsiderados para o processo de avaliação e devolvidos ao(s) autor(es).
  15. A norma de padronização adotada pela Todas as Letras é a ABNT. As formas de citação no corpo do texto devem seguir a indicação autor-data. Por exemplo: “Como afirma Pereira (1972, p. 24)” e “Seguindo as bases da teoria (PEREIRA, 1972, p. 24)”. Não serão aceitos textos com referências em nota de rodapé que não atendam ao formato autor-data.
  16. Citações em língua estrangeira: no corpo do texto deve constar apenas a tradução do texto citado. A citação original, em língua estrangeira, caso seja imprescindível, deve ser indicada em nota de rodapé, entre aspas e em itálico. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

 

IMAGENS

1. As imagens que constam nos artigos precisam ser enviadas em jpeg. e em alta resolução (300 dpi). Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

2. As imagens precisam ser enviadas separadamente dos textos, como arquivo de Documento Suplementar, de acordo com os passos indicados no processo de submissão dos textos pelo sistema. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

3. Os autores deverão indicar obrigatoriamente as fontes completas de cada figura. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

4. Ilustrações, gráficos, tabelas etc. devem conter informações sobre as respectivas legendas e fontes (quando não são originais).

5. A Todas as Letras somente publicará imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.

REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da ABNT e ser apresentadas no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme os modelos apresentados a seguir:

• Livro: devem-se indicar nome do autor, título do livro em itálico (subtítulo sem destaque), cidade de publicação, editora e ano da publicação.

JAMESON, F. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp, Boitempo, 1997.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria do romance. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

AUGÈ, M. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

 

• Capítulo de livro: devem-se indicar nome do autor, título do capítulo (sem destaque), a preposição in (In:) e a referência completa do livro: nome do autor ou organizador, título do livro em itálico (subtítulo em redondo), cidade de publicação, editora, ano de publicação e numeração de página do capítulo.

FOUCAULT, M. A prosa do mundo. In: FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 23-61.

BOSI, A. Vieira e o reino deste mundo. In: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, R. S. (org.). Sobre as naus da iniciação. Estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 13-47.

• Artigo em periódico: devem-se indicar nome do autor, título do artigo (sem aspas ou itálico), nome do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação. Antes do nome do periódico, não é necessário indicar “In:”.

SARGENTINI, V. M. O. A construção da análise do discurso: percurso histórico. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 39-44, jul. 1999.

• Trabalho sem indicação de autoria:

PREFACE to representative poetry on-line: version 2.0 [on-line], 1996. Disponível em: http://library.utoronto.ca/www.utel/rp/intro.html1. Acesso em: 17 jan. 1997.

• Trabalhos acadêmicos:

BAGNOLI, V. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003.

 

RESENHAS

1. As resenhas devem ter no mínimo 4 páginas e no máximo 6 páginas.

2. Os livros a serem resenhados devem ter sido publicados num prazo máximo de 4 anos. Para os livros internacionais, o prazo máximo é de 4 anos.

3. O texto deve apresentar uma crítica e uma análise circunstanciadas da obra em avaliação e não apenas uma descrição sumária do conteúdo do livro resenhado.

4. Como estrutura, o texto deve conter em seu início, na ordem indicada:

Em negrito: SOBRENOME DO AUTOR, Autor. Título da obra. Indicação de edição. Indicação de tradução (se for o caso). Local de publicação, editora de publicação, número de páginas. (referências de acordo com as normas da ABNT).

Após a indicação das informações sobre a obra, inicia-se o texto da resenha, que pode ou não conter subdivisões de acordo com o interesse do resenhista.

5. Se for o caso, a resenha deve vir acompanhada das referências bibliográficas de obras citadas ao longo do texto.

 

Literatura

 

A seção LITERATURA acolhe ensaios e artigos científicos sobre temas, obras e autores, brasileiros e estrangeiros, isoladamente ou em suas interfaces com outras manifestações artísticas, além de textos acerca de teoria e crítica literária.

 

Língua e Linguística

 

Na seção LÍNGUA E LINGUÍSTICA, publicam-se reflexões e resultados de investigações sobre a linguagem, em seus diferentes níveis de análise.

 

Outras Letras

 

A seção OUTRAS LETRAS publica temas relacionados à formação de professores e ao ensino de Línguas e Literaturas em suas várias etapas e à área de comunicações. Também são contemplados pela seção, artigos que discutam língua ou literatura a partir de pontos de vista teóricos que evidenciem a interdisciplinaridade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.