Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura


Imagem para capa da revista

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura (Qualis B1 – nacional) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e recebe artigos inéditos, resenhas e textos de criação literária para a publicação em seus três volumes anuais.

A Revista está organizada em seis seções, cada uma das quais voltada para um dos segmentos em que se dividiu a área de pesquisa e produção em Letras, ou seja: Língua e Linguística, Literatura, Tradução, Outras Letras, Resenha e Criação.

As submissões são feitas em fluxo contínuo e contam, também, com dossiês temáticos, cujas chamadas podem ser verificadas em "Notícias".

Destaca-se que as opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Todas as Letras não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

 

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English.

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS 2018 – DOSSIÊ TEMÁTICO

 

CHAMADA DE ARTIGOS 2018 – DOSSIÊ TEMÁTICO

Anunciamos a chamada de artigos para o dossiê temático do primeiro número de 2018, v. 20, n. 1 (abril/2018): Transdisciplinaridade nas Letras: saberes cruzados em língua, literatura, cultura

Prazo para submissão: até 4 de dezembro de 2017

Ementa: Muito tem sido publicado e discutido em termos de pesquisas interdisciplinares, tanto em relação à escola básica quanto ao ensino superior. De fato, as diretrizes curriculares do MEC preconizam o trabalho interdisciplinar em currículos de Letras e Formação Docente. No entanto, na prática ainda há muito a ser feito, pois, em geral, o que se vê são currículos estanques e fragmentados que nem sempre respondem a tais diretrizes. Assim, trabalhos com língua, literatura e cultura acabam dissociados. Ao entender transdisciplinaridade como algo que vai além das disciplinas, que implica a combinação de áreas e a transferência de conceitos teóricos e de metodologias que colaboram na resolução de problemas, o presente dossiê constitui-se com o objetivo de acolher estudos que contemplem o trabalho transdisciplinar em cursos de Letras e Formação Docente, mas a eles não restritos, e que possam, de alguma forma, propor formas de fomentar um ensino plural. 

Comissão organizadora: Renata Philippov (Unifesp) e Vera Lucia Harabagi Hanna (UPM).

 

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores antes da submissão.
 
Publicado: 2017-09-05
 

CHAMADA DE ARTIGOS 2018

 

Além de publicar dossiês temáticos, a Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura recebe artigos, em fluxo contínuo, com temas variados.

Convidamos, portanto, pesquisadores e docentes que atuam no campo da linguística, literatura, tradução, ensino e áreas correlatas a submeter seus textos para publicação nas edições de 2018: v. 20, n. 1 (abril), v. 20, n. 2 (agosto) e v. 20, n. 3 (dezembro).

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores.

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.
 
Publicado: 2016-12-05
 
Outras notícias...

v. 19, n. 2 (2017): Todas as Letras

Sumário

Créditos

Créditos
 
PDF

Editorial

Editorial
Ronaldo de Oliveira Batista
PDF

Literatura

Mattia Pascal e Serafino Gubbio: os homens degenerados de Luigi Pirandello
Andrea Quilian de Vargas, Rosani Ketzer Umbach
PDF
Muitos em um: o duplo no conto “As cores das bolinhas da morte”, de Ignácio de Loyola Brandão
Antonia Marly Moura da Silva, Francisco Edson Gonçalves Leite
PDF
Modernismos em modernidades incipientes
Daniel Marinho Laks, Alexandre Montaury Baptista Coutinho
PDF
Pedro Mandagará
PDF
O Motim, de Miguel Franco: um ciclo sagrado de renovação
Flavio Felicio Botton
PDF

Língua e Linguística

Linguistic historiography: a metatheoretical synopsis
Pierre Swiggers
O lugar que o sujeito atribui para si no discurso
Mario Sergio Batista
PDF
Direitos Humanos: representações discursivas nas vozes de policiais militares
Cristiane C. de Paula Brito, Davi de Brito Júnior
PDF
Tendências de reação de falantes curitibanos e londrinenses: um estudo de crenças e atitudes linguísticas
Fabiane Cristina Altino, Dayse de Souza Lourenço Simões
PDF
“Doutor(a)”: relações de poder e de solidariedade em uma comunidade de prática jurídica
Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
PDF

Outras Letras

A diversidade das práticas didático-pedagógicas em classes francesas de primeiro ano
Fabiane Puntel Basso
PDF
Ensino de literatura: uma prática dissimulada nas aulas régias das escolas no final do século XVIII
Luciene Lages, Paulo Sergio Marchelli
PDF

Resenhas

Los dictadores de ayer – O senhor Presidente
Graciela Foglia
História sociopolítica da língua portuguesa
Ronaldo de Oliveira Batista, Antonio Ackel Barbosa
PDF