Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS 2017 – DOSSIÊ TEMÁTICO

 

Anunciamos a chamada de artigos para o dossiê temático do terceiro número de 2017:

3º quadrimestre, v. 19, n. 3 (dezembro de 2017): Tradução e literatura

Prazo para submissão: de 2 de maio até 28 de julho de 2017

Ementa: Num texto que podemos chamar de clássico – Escola de tradutores – Paulo Rónai evoca Ortega y Gasset que quase afirma a impossibilidade da tradução literária. Mas as obras que apresentam maiores dificuldades parecem ser justamente as que mais motivam os tradutores, talvez por sua universalidade e relevância.

A tradução, antes de ser um produto acabado, é a atividade de um sujeito que, de maneira consciente ou inconsciente, posiciona-se diante de uma obra, manifestando, através de seu trabalho, a maneira como apreendeu a singularidade de uma escritura. Muitas teorias refletem sobre essa prática, buscando atribuir-lhe, não regras, mas princípios a partir dos quais pode-se pensar a natureza do texto traduzido e sua relação com o original. Assim, Augusto e Haroldo de Campos falam em transcriação, Henri Meschonnic em ritmo, Antoine Berman em literalidade, Mário Laranjeira em significância, para citar alguns exemplos.

Este dossiê de Todas as Letras sobre “Tradução e literatura” acolherá artigos que abordem casos particulares de traduções de obras literárias, discutindo os desafios que o tradutor teve que enfrentar, as soluções que encontrou e a perspectiva que o guiou em sua tarefa.

Comissão organizadora: Gloria Carneiro do Amaral (UPM) e Márcia Valéria Martinez de Aguiar (Unifesp).

 

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores.
 
Publicado: 2017-04-04
 

CHAMADA DE ARTIGOS 2018

 

Além de publicar dossiês temáticos, a Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura recebe artigos, em fluxo contínuo, com temas variados.

Convidamos, portanto, pesquisadores e docentes que atuam no campo da linguística, literatura, tradução, ensino e áreas correlatas a submeter seus textos para publicação nas edições de 2018: v. 20, n. 1 (abril), v. 20, n. 2 (agosto) e v. 20, n. 3 (dezembro).

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.
 
Publicado: 2016-12-05