Ensino superior em tempos de Covid-19

Conjunturas e práticas

Autores

  • Regina Helena Pires de Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil.
  • Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ensino presencial, Ensino superior, Experiências didático-pedagógicas, Diálogo expandido

Resumo

Em virtude da pandemia da Covid-19, todas as escolas do país – e do mundo – se viram obrigadas a enfrentar uma nova realidade: a do ensino remoto. Professores e alunos, diante da necessidade de um enfrentamento não planejado, sem tempo para reflexão prévia e com início imediato em todos os níveis de ensino, viram-se diante de uma realidade impensada. Este artigo afasta-se do ato de enumerar dificuldades vividas, o que seria absolutamente válido – dado o enorme esforço realizado e tudo o que se enfrentou e se está enfrentando neste período –, optando por narrar, com enfoque no ensino superior, experiências positivas que, certamente, muitas delas, perseverarão e terão continuidade após a volta para o ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

CASATTI, D. Um guia para sobreviver à pandemia do ensino remoto. ICMC-USP, São Carlos, 7 maio 2020. Disponível em: https://www.icmc.usp.br/noticias/4917-um-guia-para-sobreviver-a-pandemia-doensino-remoto. Acesso em: 12 jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da Unesp, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905. Acesso em: 12 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Helena Pires de Brito, R., & M. Carvalho Vasconcelos, M. L. (2021). Ensino superior em tempos de Covid-19: Conjunturas e práticas. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–9. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14617

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia