Educação em tempo de pandemia: “travar o acelerador de desigualdades”

Reflexões a partir de Portugal

Autores

  • Isabel Margarida Duarte Universidade do Porto, Porto, Portugal

Palavras-chave:

Covid-19, Portugal, Ensino remoto, Desigualdades, Oportunidades

Resumo

Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a experiência da autora como docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, durante os dois confinamentos provocados pela Covid-19, o texto relata, criticamente, o essencial do que foi feito em Portugal, no que concerne ao ensino remoto de emergência, e equaciona as perdas em conhecimentos e competências, mas também os constrangimentos que se tornaram oportunidades nesta área. São apontados, no fim, caminhos para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALAIZ, V. Impactos: metamorfoses, desigualdades e... expectativas. In ALVES. J.M. & CABRAL, I. (org.). Ensinar e Aprender em tempos de COVID19: entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020. p. 135-139.

AZEVEDO, J. COVID e educação: da emergência às oportunidades. In ALVES. J.M. & CABRAL, I. (org.). Ensinar e Aprender em tempos de COVID19: entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020. p. 83-86.

BARBANTE, C. J. S.; RAMOS, M. A. S. A Educação nos PALOP em tempos de pandemia da COVID-19. Sensos-E, Porto, v. 8, n. 1, p. 5-11, 2021. DOI 10.34630/sensose.v8i1.3758.

BERRETT, D.How ‘flipping’ the classroom can improve the traditional lecture. The Chronicle Of Higher Education, 19 fev. 2012. Disponível em: https://people.ok.ubc.ca/cstother/How_Flipping_the_Classroom_Can_Improve_the_Traditional_Lecture.pdf. Acesso em: 4 maio 2021.

CARVALHO, M. Acesso, equidade e aprendizagem: Desafios em tempos de Covid. In ALVES. J.M. & CABRAL, I. (org.). Ensinar e Aprender em tempos de COVID19: entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020. p. 119-122.

COSTA, J. As escolas fecharam, a educação não ficou suspensa. Saber & Educar, Porto, n. 29, 2021. DOI 10.17346/se.vol29.401. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/401. Acesso em: 15 abr. 2021.

DUARTE, P. et al. Na encruzilhada de opções educativas: um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sensos-E, Porto, v. 8, n. 1, p. 64-76, 2021. DOI 10.34630/sensose.v8i1.3788.

FRAGA, N. et al. Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal. Sensos-E, Porto, v. 8, n. 1, p. 77-87, 2021. DOI 10.34630/sensose.v8i1.3786.

KIM, S. M.; KHERA, O.; GETMAN, J. The experience of three flipped classrooms in an urban university: an exploration of design principles. The Internet and Higher Education, v. 22, p. 37-50, jul. 2014. DOI 10.1016/j.iheduc.2014.04.003.

LUSA. Governo revela plano de recuperação das aprendizagens dos alunos. RTP Notícias, 1º jun. 2021. Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/governo-revela-plano-de-recuperacao-das-aprendizagens-dos-alunos_n1324440. Acesso em: 2 jun. 2021.

MEJUTO, E. A casa da mosca fosca. Tradução Dora Isabel Batalim. Ilustração Sergio Mora. Matosinhos: Kalandraka, 2004.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021. Lisboa: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/orientacoes_2020.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

RODRIGUES, S. A escrita no ensino remoto de emergência em Portugal: contributo para uma reflexão. In: Ciclo de Palestras sobre Produção Textual, 4., 2020, [s. l.]. A escrita [...]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2020. Disponível em: https://doity.com.br/iv-ciclo-de-palestras-sobre-producao-live1. Acesso em: 15 abr. 2021.

SILVA, V. COVID-19 e ensino remoto: uma breve revisão da literatura. Sensos-E, Porto, v. 8, n. 1, p. 55-63, 2021. DOI 10.34630/sensose.v8i1.3777.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Duarte, I. M. (2021). Educação em tempo de pandemia: “travar o acelerador de desigualdades”: Reflexões a partir de Portugal. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–12. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14609

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia