Em busca de alternativas na educação em IES
Aulas remotas, síncronas e assíncronas
Palavras-chave:
Língua Portuguesa e Literatura, Pandemia Covid-19, Metodologias ativas, Maranhão, Ensino remotoResumo
Este artigo propõe reflexões sobre o percurso do ensino de língua portuguesa e suas literaturas realizado no período de pandemia em instituição de ensino superior da rede pública. Ele objetiva apresentar a trajetória de um curso de graduação em Letras e um de mestrado em Letras, a partir de alguns atos normativos para enfrentamento da pandemia Covid-19 no Maranhão. Essa discussão é acompanhada de breve estudo de caso que visa ilustrar considerações teórico-metodológicas apresentadas. Assim, aponta-se como o processo de ensino busca práticas inovadoras, a exemplo de metodologias ativas, na difusão do conhecimento sobre a linguagem e literatura.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. de. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BANNELL, R. I. (org.). Educação no século XXI: cognição, tecnologia e aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2016.
BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. Washington, DC: Eric Digests, 1991. Publication Identifier ED340272. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED340272.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, ano 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2021.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília: Congresso Nacional, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Ministério da Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 32, 1º jun. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005--20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 abr. 2021.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.
GONZÁLEZ PECOTCHE, C. B. Logosofia: ciência e método: técnica da formação individual consciente. 12. ed. São Paulo: Logosófica, 2013.
MACHADO, A. de B. et al. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
MARANHÃO. Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981. Cria a Universidade Estadual do Maranhão. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 1981. Disponível em: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2015/01/estatuto.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.
MARANHÃO. Lei nº 5.921, de 15 de março de 1994. Reorganiza a Universidade Estadual do Maranhão. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 1994. Disponível em: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2015/01/estatuto.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.
MARANHÃO. Lei nº 10.525, de 3 de novembro de 2016. Dispõe sobre a área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, nos termos do art. 1º da Lei n° 10.525, de 3 de novembro de 2016. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 2016a. Disponível em: http://stc.ma.gov.br/legisla-documento/?id=4522. Acesso em: 6 dez. 2019.
MARANHÃO. Projeto de Lei Nº 181/2016. Dispõe sobre a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, com sede na cidade de Imperatriz. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 2016b. Disponível em: http://sapl.al.ma.leg.br:8080/sapl/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=8360. Acesso em: 24 jan. 2020.
MARANHÃO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2017-2021, Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2017. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/institucional/pdi/. Acesso em: 20 mar. 2021.
MARANHÃO. Decreto Nº 35.662, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão, por 15 dias, das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede estadual de educação, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, nas instituições de ensino das redes municipais e nas escolas e instituições de ensino superior da rede privada localizadas no Estado do Maranhão. Diário Oficial do Estado do Maranhão, São Luís, 16 mar. 2020a. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390834#:~:text=1%C2%BA%20Ficam%20suspensas%2C%20por%2015,Art. Acesso em: 15 jan. 2021.
MARANHÃO. Resolução nº 108/2020 CONSUN/UEMASUL, de 7 agosto de 2020. Estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão, durante a suspensão das atividades presenciais, e altera o Calendário Acadêmico 2020 em virtude da situação de excepcionalidade decorrente da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), na UEMASUL. Imperatriz: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2020b. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/12/resolucao_108-2020_consun_uemasul.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 01/2021-GR/UEMASUL, de 08 de fevereiro de 2021. Atualizar orientação relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021a. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/2instrucao_normativa_01-2021_GR-UEMASUL.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 01/2021-PPGLe/UEMASUL, de 08 de março de 2021. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021b. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=9?. Acesso em: 20 maio 2021.
MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 02/2021-GR/UEMASUL, de 01 de março de 2021. Atualizar orientação relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021c. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=8. Acesso em: 20 abr. 2021.
MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 07/2021-GR/UEMASUL, de 04 de abril de 2021. Altera a Instrução Normativa nº 03/2021-GR/UEMASUL, atualizando orientações relativas às medidas de prevenção da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021d. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=8. Acesso em: 20 abr. 2021.
MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 08/2021-GR/UEMASUL, de 11 de abril de 2021. Atualizar orientações relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021e. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/. Acesso em: 20 abr. 2021.
SILVA, S. M. O. C. da; GOMES, F. C. G. Tecnologias e mídias digitais no contexto escolar: uma análise sobre a percepção dos professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015.
STELLA, R. C. R.; PUCCINI, R. F. A formação profissional no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina. In: PUCCINI, R. F.; SAMPAIO, L. O.; BATISTA, N. A. (org.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. São Paulo: Editora Unifesp, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.