Impactos da pandemia da Covid-19 em indivíduos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Keila Cristina Leme dos Santos Coelho Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Rafael Malvar Ribas Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Décio Brunoni Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Maria Eloísa Famá D'Antino Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

COVID-19, Alunos, Autismo, Necessidades Educacionais Especiais, Impacto

Resumo

Para realizar a presente revisão narrativa da literatura, selecionamos 43 artigos científicos que refletem, analisam e mostram dados empíricos de como o isolamento social trouxe consequências comportamentais e para a saúde mental, interferindo no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Tal fato, com impacto a longo prazo, exigirá uma nova organização com envolvimento da escola, da família e de políticas públicas.

 

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Biografia do Autor

Keila Cristina Leme dos Santos Coelho, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Keila Cristina Leme dos Santos Coelho
Psicóloga
Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Psicóloga CED Armando Vidigal
kclsantos@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0001-7114-486X
CPF: 267.465.728.62

Rafael Malvar Ribas, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Rafael Malvar Ribas
Psicólogo
Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Supervisor de Desenvolvimento Social no Projeto Guri
rafaelestudos@yahoo.com.br
CPF:323.245.848-32

https://orcid.org/0000-0001-9322-8394

Décio Brunoni, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Decio Brunoni
Médico Geneticista
Professor Titular
Centro de Ciências Biologicas e da
Saúde, Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento,
Universidade Presbiteriana Mackenzie

https://orcid.org/0000-0001-6091-3838 CPF 03014460915

Maria Eloísa Famá D'Antino, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Pedagoga pela Universidade Mackenzie (1975), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha, em 2007. Possui especialização em Terapia de casal, pelo Instituto J.L. Moreno, em 2019. Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar e social, políticas públicas, Transtornos do Espectro Autista, orientação familiar.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Leme dos Santos Coelho, K. C., Malvar Ribas, R. ., Brunoni, D., & Famá D’Antino, M. E. (2021). Impactos da pandemia da Covid-19 em indivíduos com transtorno do espectro autista. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–24. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14585

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia