O jogo como forma complexa do discurso

Uma abordagem enunciativa de uma aula de francês

Autores

  • Silvana Silva UFRGS
  • Larissa Freisleben UFRGS

Palavras-chave:

Enunciação. Formas complexas do discurso. Jogo. Ensino de língua francesa. Émile Benveniste.

Resumo

O trabalho propõe uma análise enunciativa, a partir da perspectiva da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, de uma aula de francês como língua adicional na qual o jogo foi utilizado como um recurso didático. Na primeira parte, propomos que o jogo pode ser entendido como uma forma complexa do discurso. Na segunda parte, analisamos trechos transcritos dessa aula. Propomos que nesse contexto o jogo assume uma configuração específica, pois está submetido a uma situação de ensino-aprendizagem na qual os locutores
assumem papéis discursivos diversos que se entrecruzam.

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Biografia do Autor

Silvana Silva, UFRGS

Professora Adjunta da área de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Doutora em Teorias do Texto e do Discurso da UFRGS.

Larissa Freisleben, UFRGS

Graduanda em Letras da UFRGS. 

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

Silva, S., & Freisleben, L. (2021). O jogo como forma complexa do discurso: Uma abordagem enunciativa de uma aula de francês. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–14. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13324

Edição

Seção

Língua e Linguística