“Se eu pudesse falar em minha língua”:
negociaçãodeidentidadeatravéSdeperformanceemumaSegundalínguanaobraVillette
Abstract
O presente artigo examina como a personagem Lucy Snowe, protago-nista da obra Villette, da escritora Charlotte Brontë,assume um papel seme-lhante aos atores em um palco, ao comunicar-se em língua estrangeira. Tal processo tem por consequência uma reconstrução de seu papel social e identi-dade ao longo da narrativa. Além disso, argumenta-se que algumas de suas performances em segunda língua opõem-se às características apresentadas pela personagem, ao falar em língua materna. Os resultados desta pesquisa fo-ram obtidos através de um estudo interdisciplinar, onde teorias linguísticas foram utilizadas em conjunto com estudos acerca da ficção Vitoriana, a fim de analisar o discurso da personagem, com foco na forma como língua molda identidade.
Downloads
References
ANDREOULI, E. Identity, positioning and self-other relations. Papers on Social Representations, v. 19, p. 14.1-14.13, 2010.
AUERBACH, N. Private theatricals: the lives of the Victorians. Cambridge: Har-vard University Press, 1990.
BRONTË, C. Villette. Edited by Margaret Smith. Oxford: Oxford World Clas-sics, 1984.BUSH, N. “I would keep my own dress”: self-determination and the roles of power dressing in Villette. The Luminary, issue 2, Summer 2010. Disponível em: <http://www.lancs.ac.uk/luminary/issue2/issue2article5.html>. Acesso em: 1 maio 2014.
BLOCK, D. Second language identities. London: Continuum, 2009.
DUVEEN, G.; LLOYD, B. B. Social representations and the development of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
FORSYTH, B. The two faces of Lucy Snowe: a study in deviant behaviour. Studies in the Novel, v. 29, n. 1, p. 17-25, Spring 1997.
KENT, J. D. “Making the prude” in Charlotte Brontë’s Villette. Partial Answers: Journal of Literature and the History of Ideas, v. 8, n. 2, p. 325-339, June 2010.OXFORD ENGLISH DICTIONARY. Oxford: Oxford University Press, 2012. Dis-ponível em: <http://www.oed.com> Acesso em: 31 ago. 2013.
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
VOSKUIL, L. M. Acting naturally: Brontë, Lewes, and the problem of genderperformance. ELH, v. 62, n. 2, p. 409-442, Summer 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The originals accepted and published become property of Mackenzie Presbyterian University, being forbidden their total or partial reproduction without permission of the Editorial Board, except for study and research.