Em busca de alternativas na educação em IES

Aulas remotas, síncronas e assíncronas

Autores

  • Sônia Maria Nogueira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Imperatriz, MA, Brasil
  • Gilberto Freire de Santana Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Imperatriz, MA, Brasil

Palavras-chave:

Língua Portuguesa e Literatura, Pandemia Covid-19, Metodologias ativas, Maranhão, Ensino remoto

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre o percurso do ensino de língua portuguesa e suas literaturas realizado no período de pandemia em instituição de ensino superior da rede pública. Ele objetiva apresentar a trajetória de um curso de graduação em Letras e um de mestrado em Letras, a partir de alguns atos normativos para enfrentamento da pandemia Covid-19 no Maranhão. Essa discussão é acompanhada de breve estudo de caso que visa ilustrar considerações teórico-metodológicas apresentadas. Assim, aponta-se como o processo de ensino busca práticas inovadoras, a exemplo de metodologias ativas, na difusão do conhecimento sobre a linguagem e literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Imperatriz, MA, Brasil

Professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), coordenador e professor permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMASUL, docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui Doutorado em Letras, em Teoria Literária e Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do grupo Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (GELITI) da UEMASUL. Atuando na linha de pesquisa Estudos literários em diálogos com outros saberes e Ensino e cinema. Interesses de pesquisa: Literatura e imagem, Literatura ensino, Cinema e ensino, Literatura e adaptação cinematográfica, Estudos sobre literatura e outras artes (teatro, música e fotografia). Letramento cinematográfico. Estudos da narrativa brasileira, Literatura brasileira moderna e contemporânea. Literatura, arte e cultura: o regional, etnorracial e indígena.

Referências

ALMEIDA, M. E. de. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BANNELL, R. I. (org.). Educação no século XXI: cognição, tecnologia e aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2016.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. Washington, DC: Eric Digests, 1991. Publication Identifier ED340272. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED340272.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, ano 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília: Congresso Nacional, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Ministério da Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 32, 1º jun. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005--20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 abr. 2021.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.

GONZÁLEZ PECOTCHE, C. B. Logosofia: ciência e método: técnica da formação individual consciente. 12. ed. São Paulo: Logosófica, 2013.

MACHADO, A. de B. et al. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.

MARANHÃO. Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981. Cria a Universidade Estadual do Maranhão. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 1981. Disponível em: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2015/01/estatuto.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

MARANHÃO. Lei nº 5.921, de 15 de março de 1994. Reorganiza a Universidade Estadual do Maranhão. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 1994. Disponível em: https://www.uema.br/wp-content/uploads/2015/01/estatuto.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.

MARANHÃO. Lei nº 10.525, de 3 de novembro de 2016. Dispõe sobre a área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, nos termos do art. 1º da Lei n° 10.525, de 3 de novembro de 2016. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 2016a. Disponível em: http://stc.ma.gov.br/legisla-documento/?id=4522. Acesso em: 6 dez. 2019.

MARANHÃO. Projeto de Lei Nº 181/2016. Dispõe sobre a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, com sede na cidade de Imperatriz. São Luís: Governo do Estado do Maranhão, 2016b. Disponível em: http://sapl.al.ma.leg.br:8080/sapl/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=8360. Acesso em: 24 jan. 2020.

MARANHÃO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2017-2021, Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2017. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/institucional/pdi/. Acesso em: 20 mar. 2021.

MARANHÃO. Decreto Nº 35.662, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão, por 15 dias, das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede estadual de educação, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, nas instituições de ensino das redes municipais e nas escolas e instituições de ensino superior da rede privada localizadas no Estado do Maranhão. Diário Oficial do Estado do Maranhão, São Luís, 16 mar. 2020a. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390834#:~:text=1%C2%BA%20Ficam%20suspensas%2C%20por%2015,Art. Acesso em: 15 jan. 2021.

MARANHÃO. Resolução nº 108/2020 CONSUN/UEMASUL, de 7 agosto de 2020. Estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão, durante a suspensão das atividades presenciais, e altera o Calendário Acadêmico 2020 em virtude da situação de excepcionalidade decorrente da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), na UEMASUL. Imperatriz: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2020b. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/12/resolucao_108-2020_consun_uemasul.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 01/2021-GR/UEMASUL, de 08 de fevereiro de 2021. Atualizar orientação relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021a. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/2instrucao_normativa_01-2021_GR-UEMASUL.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 01/2021-PPGLe/UEMASUL, de 08 de março de 2021. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021b. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=9?. Acesso em: 20 maio 2021.

MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 02/2021-GR/UEMASUL, de 01 de março de 2021. Atualizar orientação relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021c. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=8. Acesso em: 20 abr. 2021.

MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 07/2021-GR/UEMASUL, de 04 de abril de 2021. Altera a Instrução Normativa nº 03/2021-GR/UEMASUL, atualizando orientações relativas às medidas de prevenção da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021d. Disponível em: http://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?pg=8. Acesso em: 20 abr. 2021.

MARANHÃO. Instrução Normativa Nº 08/2021-GR/UEMASUL, de 11 de abril de 2021. Atualizar orientações relativas às medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente da pandemia Covid-19. Imperatriz, MA: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2021e. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/. Acesso em: 20 abr. 2021.

SILVA, S. M. O. C. da; GOMES, F. C. G. Tecnologias e mídias digitais no contexto escolar: uma análise sobre a percepção dos professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015.

STELLA, R. C. R.; PUCCINI, R. F. A formação profissional no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina. In: PUCCINI, R. F.; SAMPAIO, L. O.; BATISTA, N. A. (org.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. São Paulo: Editora Unifesp, 2008.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Nogueira, S. M., & Freire de Santana, G. (2021). Em busca de alternativas na educação em IES: Aulas remotas, síncronas e assíncronas. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–14. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14606

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia