EDUCAÇÃO POPULAR E SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: UNIVERSIDADE E O MOVIMENTOS SOCIAIS EM DIÁLOGO

Autores

  • Roberta Soares das Rosa

Palavras-chave:

Economia Solidária, Pesquisa Participante, sistematização de Experiências

Resumo

O artigo discute as possibilidades e os limites de metodologias de trabalho e pesquisa nos Movimentos Sociais Populares na sua relação com a Educação Popular, numa perspectiva da sistematização das experiências como alternativa aos modelos hegemônicos de pesquisa. Para tanto, estabeleceremos diálogo com um Movimento Social Popular que tem na Educação Popular seu embasamento teórico e prático: a Economia Popular Solidária e o trabalho de educadoras sociais. Neste momento compartilharemos um olhar por sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Centro de Formação em Economia Solidária da Região Sul em parceira com a Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Sendo assim, trazemos algumas das características da Educação Popular, destacando algumas de suas relações com os desafios do trabalho metodológico através da sistematização das experiências a partir dos saberes populares, tendo como horizonte a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por fim, não apresentamos uma conclusão, mas destacamos que o atual desafio é ouvir as vozes das pessoas que fazem os Movimentos Sociais Populares, através da militância, das universidades nesses espaços que também produzem conhecimento e do trabalho dos educadoras sociais. 

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

Rosa, R. S. das. (2017). EDUCAÇÃO POPULAR E SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: UNIVERSIDADE E O MOVIMENTOS SOCIAIS EM DIÁLOGO. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9723