Portugal, arte e educação: entre o centro e a periferia

Autores

  • João Paulo Queiroz

Resumo

Este texto contribui para descrever a encruzilhada em que o ensino artístico se encontra no contexto de Portugal e da Europa. Depois de contextualizar historicamente o tema e de enquadrar a situação de Portugal no contexto europeu, coloca-se em discussão as tendências emergentes do discurso político. Os discursos sobre a educação, à escala global, radicam nos Conceitos associados à competitividade, ao crescimento económico, ao empreendedorismo, ao combate ao desemprego, ao binómio investigação & desenvolvimento (I&D). Fala-se aqui concretamente, como exemplo destes discursos, das diretrizes centradas em metas transnacionais no quadro da União Europeia, onde os objectivos no campo da Educação estão bem quantificados. Questiona-se, em termos mais concretos, se há um sacrifício da educação e do espaço para as humanidades em geral, e do espaço para a arte-educação em particular, no domínio das políticas educativas transnacionais, colocando-se assim em evidência as trajetórias em oposição dos percursos nacionais, assim como a experiência e o investimento já feito, em termos históricos, em confronto com as linhas políticas deliberadas nos fóruns internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Queiroz

Universidade de Belas Artes de Lisboa

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Queiroz, J. P. (2016). Portugal, arte e educação: entre o centro e a periferia. Revista Trama Interdisciplinar, 6(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8346

Edição

Seção

Dossiê