Portugal, arte e educação: entre o centro e a periferia
Resumen
Este texto contribui para descrever a encruzilhada em que o ensino artístico se encontra no contexto de Portugal e da Europa. Depois de contextualizar historicamente o tema e de enquadrar a situação de Portugal no contexto europeu, coloca-se em discussão as tendências emergentes do discurso político. Os discursos sobre a educação, à escala global, radicam nos Conceitos associados à competitividade, ao crescimento económico, ao empreendedorismo, ao combate ao desemprego, ao binómio investigação & desenvolvimento (I&D). Fala-se aqui concretamente, como exemplo destes discursos, das diretrizes centradas em metas transnacionais no quadro da União Europeia, onde os objectivos no campo da Educação estão bem quantificados. Questiona-se, em termos mais concretos, se há um sacrifício da educação e do espaço para as humanidades em geral, e do espaço para a arte-educação em particular, no domínio das políticas educativas transnacionais, colocando-se assim em evidência as trajetórias em oposição dos percursos nacionais, assim como a experiência e o investimento já feito, em termos históricos, em confronto com as linhas políticas deliberadas nos fóruns internacionais.
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