Processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos: uma visão de crítica de processo.

Creation processes in photograpy based on photographic documents and archives: a perspective of process critique

Autores

  • Cassiano Mendes PUC SP

Palavras-chave:

Arquivos fotográficos. Edição. Crítica de processos. Fotografia contemporânea.

Resumo

Este artigo propõe como tema uma reflexão sobre aspectos dos processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos presentes no documentário Contacts (2015). Esta discussão foi desenvolvida com base na abordagem dos processos de criação e cultura de base semiótica desenvolvida por Cecília Salles (2008). 

O artigo propõe apresentar discussões acerca dos arquivos de processos de fotógrafos, trazendo como principal discussão o arquivo fotográfico e a metodologia de pesquisa em processos de criação diante de uma publicação na qual o objetivo é o processo de criação. Um dos principais aspectos defendidos neste artigo é o aspecto acumulativo da fotografia e suas relações com diversos fotógrafos analisados no documentário Contacts (2015).

Como análise aqui apresentada, em primeiro lugar compreender o próprio material como um arquivo de processo e como o pensamento de crítica processual de Cecília de Almeida Salles como metodologia da análise. Essas análises foram coletados da organização e publicação do DVD Contacts que foi lançado em três DVDS, nos quais foram apresentados trechos de imagens de arquivos comentados por seu autor. É a oportunidade de entender o processo de criação como um fenômeno comunicacional, analisando o conteúdo em seu próprio desenvolvimento criativo. Em segundo lugar apresentar alguns aspectos recorrentes nos discursos apresentados no material no qual pode se levantar questões processuais voltadas à fotografia.

A hipótese aqui apresentada é a construção do pensamento fotográfico que se sistematiza como redes de conhecimentos, em que o fotógrafo ganha o papel de mediador com seu ambiente. As marcas deixadas nos contatos indicam aspectos decisórios para a criação, portanto a intenção é olhar para esse objeto, considerando a criação como um movimento contínuo, onde cada vestígio deve ser analisado em seu contexto. Com o auxílio da metodologia da crítica de processo e com a organização e mapeamento dos arquivos. O principal foco é a edição como recurso poético. Buscar contribuir tanto para as pesquisas de processos como para as discussões sobre novos rumos da fotografia contemporânea.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Leandro Pimentel. O Inventário como Tática: a fotografia e a poética das coleções. Tese em Pós-Graduação em Escola de Comunicação. Universidade federal do Rio de Janeiro, 2011.

BARTHES, Roland. Análise Estrutural da Narrativa. Rio de janeiro: Vozes, 1972.

_________. Câmera Clara. São Paulo: Editora 70, 2010.

BENJAMIM, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CAUQUELIN, Anna. Arte Contemporânea. Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller, 2ª ed. Campinas: Ed. Papirus, 1998.

ESEINSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de janeiro: Zahar, 2002.

FABRIS, Annatereza. Os Desafios do Olhar. Fotografia e Artes Visuais no Período das Vanguardas Artísticas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

FERNANDES, Rubens J. A fotografia Expandida. Tese em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

_________. O Universo das Imagens Técnicas. Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MACHADO, Arlindo. Ilusão Especular. Uma Introdução à Fotografia. São Paulo: Brasilience, 1984.

MORIN, Edgar. O Método, vol.4: as ideias. Publicação Europa-América, 1992.

_________. A inteligência da Complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

MUSA, João Luiz & PEREIRA, Raul Garcez. Interpretação da Luz. São Paulo: Olhar Impresso (1ª Edição), 1994.

SALLES, Cecília A. Arquivos de Criação: arte e curadoria. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2010

_________. Redes de Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2006.

_________. Crítica Genética: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2000.

_________. Gesto Inacabado: processos de criação artística. São Paulo: Anablume, 1998.

SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec e SENAC, 2005.

ROULLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Mendes, C. (2024). Processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos: uma visão de crítica de processo.: Creation processes in photograpy based on photographic documents and archives: a perspective of process critique. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 95–106. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16220