Processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos: uma visão de crítica de processo.
Creation processes in photograpy based on photographic documents and archives: a perspective of process critique
Palabras clave:
Arquivos fotográficos. Edição. Crítica de processos. Fotografia contemporânea.Resumen
Este artigo propõe como tema uma reflexão sobre aspectos dos processos de criação em fotografia a partir dos documentos e arquivos fotográficos presentes no documentário Contacts (2015). Esta discussão foi desenvolvida com base na abordagem dos processos de criação e cultura de base semiótica desenvolvida por Cecília Salles (2008).
O artigo propõe apresentar discussões acerca dos arquivos de processos de fotógrafos, trazendo como principal discussão o arquivo fotográfico e a metodologia de pesquisa em processos de criação diante de uma publicação na qual o objetivo é o processo de criação. Um dos principais aspectos defendidos neste artigo é o aspecto acumulativo da fotografia e suas relações com diversos fotógrafos analisados no documentário Contacts (2015).
Como análise aqui apresentada, em primeiro lugar compreender o próprio material como um arquivo de processo e como o pensamento de crítica processual de Cecília de Almeida Salles como metodologia da análise. Essas análises foram coletados da organização e publicação do DVD Contacts que foi lançado em três DVDS, nos quais foram apresentados trechos de imagens de arquivos comentados por seu autor. É a oportunidade de entender o processo de criação como um fenômeno comunicacional, analisando o conteúdo em seu próprio desenvolvimento criativo. Em segundo lugar apresentar alguns aspectos recorrentes nos discursos apresentados no material no qual pode se levantar questões processuais voltadas à fotografia.
A hipótese aqui apresentada é a construção do pensamento fotográfico que se sistematiza como redes de conhecimentos, em que o fotógrafo ganha o papel de mediador com seu ambiente. As marcas deixadas nos contatos indicam aspectos decisórios para a criação, portanto a intenção é olhar para esse objeto, considerando a criação como um movimento contínuo, onde cada vestígio deve ser analisado em seu contexto. Com o auxílio da metodologia da crítica de processo e com a organização e mapeamento dos arquivos. O principal foco é a edição como recurso poético. Buscar contribuir tanto para as pesquisas de processos como para as discussões sobre novos rumos da fotografia contemporânea.
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