Motivação dos professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Motivação, Políticas Públicas, Teoria dos dois fatores.Resumo
Em 2011, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Educação, apresentou um Programa de Educação, a fim de melhorar os índices de qualidade nos segmentos de ensino fundamental e médio. Cabe, neste contexto, verificar se o programa educacional tende a motivar os professores da respectiva rede de ensino e, sob este aspecto, o presente artigo tem como objetivo identificar os fatores ligados à motivação, percebidos pelos docentes em relação ao programa ora estabelecido, segundo a teoria motivacional dos dois fatores, de Frederick Herzberg, cujo percurso inclui descrever a referida teoria motivacional, conhecer o Programa de Educação do Estado, sua origem e objetivos, e estabelecer um quadro estatístico sobre a motivação de professores em determinado espaço e tempo. A partir de um estudo quantitativo-qualitativo, foram feitas entrevistas por meio de questionário semiestruturados, dirigidos aos professores lotados nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz, região metropolitana do Rio de Janeiro, cujos resultados evidenciaram a percepção dos professores entrevistados quanto aos fatores motivacionais ou intrínsecos bem como os fatores higiênicos ou extrínsecos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wendel Furtado da Silva, Fátima Cristina Andrade da Silva, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.