MOTIVATION OF TEACHERS OF RIO DE JANEIRO STATE PUBLIC NETWORK

Authors

  • Wendel Furtado da Silva FAETEC/Rio de Janeiro
  • Fátima Cristina Andrade da Silva Mestre, UFF
  • Fabiana Rodrigues Leta Doutora/PUC/Rio de Janeiro
  • Ruth Maria Mariani Braz Professora/UFF

Keywords:

Motivation, Public Policy, Two-factor theory

Abstract

In 2011, the Government of the State of Rio de Janeiro, through the State Department of Education, presented an Education Program to improve quality indices in the elementary and high school segments. In this context, it is necessary to verify if the educational program tends to motivate the teachers of the respective education network and, in this aspect, the present article aims to identify the factors related to motivation, perceived by the teachers in relation to the program established herein, according to the motivational theory of the two factors, by Frederick Herzberg, whose path includes describing the aforementioned motivational theory, knowing the State Education Program, its origin and objectives, and establishing a statistical framework on the motivation of teachers in a given space and time. Based on a quantitative-qualitative study, interviews were carried out through semi-structured questionnaires, aimed at teachers working in the neighborhoods of Campo Grande and Santa Cruz, metropolitan region of Rio de Janeiro, whose results evidenced the perception of the interviewed teachers regarding the motivational factors or intrinsic as well as hygienic or extrinsic factors.

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Author Biographies

Wendel Furtado da Silva, FAETEC/Rio de Janeiro

Possui: bacharelados em Ciência da Computação (2000), pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Administração (2013), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Direito (2021), pela Universidade Cândido Mendes; licenciaturas plenas em Matemática (2007) e Informática (2007), ambos os cursos pela Universidade Cândido Mendes; especializações em Tecnologia e Segurança de Redes de Computadores (2006), pela Universidade Estácio de Sá; Docência do Ensino Superior (2009), pela Universidade Cândido Mendes; Planejamento, Implementação e Gestão de EAD (2010), Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (2010) e Gestão em Administração Pública (2014), estes pela Universidade Federal Fluminense; e mestrado em Tecnologia (2008), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Dataprev e Professor Efetivo da Faetec/RJ. (

Fátima Cristina Andrade da Silva, Mestre, UFF

Docente Orientadora Voluntária do Projeto de Residência Pedagógica de Alfabetização - CAPES, Mestre Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Educação Especial na Área de Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, bacharelados em Ciência da Computação, pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, licenciaturas plena em Informática pela Universidade Cândido Mendes

Fabiana Rodrigues Leta, Doutora/PUC/Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Foi responsável pela criação da AGIR - Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. Foi editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista, até 2016 . Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF. Coordena diversos projetos e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Petróleo e Gás

Ruth Maria Mariani Braz, Professora/UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação e realizei o doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galileu Galilei. Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligada aos temas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assistiva, géneros; confeção de materiais didáticos adaptado, didática com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, tecnologia e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação e confecção de materiais didáticos e brincar.  https://www.researchgate.net/profile/Ruth-Mariani-Braz. C.V:http://lattes.cnpq.br/8386383577325343

Published

2023-05-23

How to Cite

Furtado da Silva, W., Andrade da Silva, F. C., Rodrigues Leta, F., & Mariani Braz, R. M. (2023). MOTIVATION OF TEACHERS OF RIO DE JANEIRO STATE PUBLIC NETWORK. Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 182–197. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15355

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