Juventudes e interpenetração de espaços formativos
Palavras-chave:
Educação não formal, Organizações não governamentais, Cultura política Juventudes, EscolaResumo
O texto aborda as potencialidades da formação de uma nova cultura política, nos jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir da interpenetração dos espaços formativos, tendo como foco as ações educativas de duas Organizações não governamentais (ONGs) cariocas. A organização do texto foi estruturada da seguinte maneira: inicialmente, é tratada a interpenetração dos espaços educativos que o crescimento da educação não formal e a complexidade da nossa sociedade suscitam. A seguir, são tecidas algumas reflexões sobre o conceito de juventudes e as dificuldades dos jovens na educação formal, posteriormente é mencionado os objetivos dos espaços não formais de ensino investigados com seus respectivos projetos educacionais: Bola para Frente e Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) e por fim dialogamos com as entrevistas realizadas sobre as seguintes temáticas: cultura juvenil, os pontos fracos da escola, a relação entre a ONG, a escola e a relação entre o jovem e o trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram que a educação formal poderia ser mais atuante no incentivo a continuidade dos estudos pelos jovens com os quais a frequentam e que o uso dos recursos tecnológicos digitais deveriam ser um elemento aglutinador de aproximação entre a cultura dos adultos e a cultura juvenil. Por outro lado as ONGs investigadas incentivam a permanência dos jovens na educação formal, dialogam com os conteúdos trabalhados nas escolas e vislumbram a possibilidade de transformação social dos envolvidos nas suas ações educativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.