EDUCAÇÃO SOCIAL EM ANGOLA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO.
Resumen
Convidado a refletir sobre o tema “Educação Social”, urge começar por uma advertência: este estudo é somente um contributo, e unicamente isto, para aquilo que na minha visão se apresenta como elementos de uma educação social na África de expressão portuguesa no geral e, em Angola, em particular. Durante a minha estada no Brasil, onde freqüentei por dois anos o Mestrado em Ciências da Educação, pude estar, em contacto, com alguns integrantes do grupo de Pedagogia Social e, ter o privilégio de participar em vários encontros e de Congressos relacionados a Pedagogia Social. Os temas em debate neste grupo e no congresso me motivaram bastante a pensar e repensar a minha prática como educador, nisso passei a investigar mais sobre a pedagogia social/educação social. Pela minha surpresa observei que a Lei de Bases do Sistema da Educação em Angola, pouco ou nada apresenta em relação ao trato com as pessoas marginalizadas. Porém, em função a realidade sociopolítica de Angola, podemos verificar que o aparecimento de crianças de rua e na rua, ser um fenômeno novo. Esta comunicação demonstrará algumas ações na área da educação social, que vêm sendo desenvolvidas em Angola por Organizações Não Governamentais, instituições sociais, Igrejas e, em programas de educação publica voltado para a educação não formal; visando auxiliar a criança, o jovem, o trabalhador e o idoso. Os objetivos deste desempenho são sempre direcionados pelas atividades que complementam e consolidam a formação integral destes sujeitos de direito, desenvolvendo-lhes uma consciência crítica e, compreensão à prática da cidadania e da participação sociopolítica na sociedade em que vivem e atuam
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