CAMINHOS E CONQUISTAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Palabras clave:
educação social, direito à educação, pedagogia social, educação popular, educação escolarResumen
Este artigo é resultado de um aporte teórico de uma pesquisa de Mestrado. Visa provocar uma reflexão acerca dos desafios do direito à educação, a partir das políticas públicas e sociais e da educação popular no Brasil e na América Latina. Considera as perspectivas e contribuições pedagógicas da pedagogia social e dos movimentos sociais, num contexto histórico-social, particularmente a partir da Constituição brasileira de 1988. Apoia-se nas teorias de Gramsci e de Freire, para discutir um movimento dialético de transformação e participação de grupos sociais, que possibilite mudanças na sociedade. Converge para as ações da educação social, que podem ser percebidas enquanto esforços que auxiliam na superação de obstáculos que inibem ou impedem as classes menos privilegiadas de assumir o protagonismo. No Brasil, há em marcha uma pedagogia capaz de formar o sujeito, não apenas na escola, mas, também, nos âmbitos sociais da vida cotidiana, uma vez que a educação é um direito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.