Antropologia teatral como metodologia para o ensino de teatro em escola regular

Autores/as

  • Roberta Pires Rangel Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Vagner Souza Vargas Universidade Federal de Pelotas (UFPel
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas (UFPel

Resumen

A antropologia teatral, de Eugenio Barba, tem como objetivo a proposição de técnicas e conceitos específicos para o teatro. Porém, alguns desses princípios podem ser adaptados ao contexto das aulas de teatro ministradas no ensino regular. Este artigo pretende relatar uma experiência de ensino de teatro na qual algumas técnicas da antropologia teatral foram utilizadas com alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Pelotas/RS. Essas aulas serviram para propiciar a esses adolescentes outras vivências e percepções corporais
que até então eles não haviam tido oportunidade de experimentar. Esses breves relatos servem para exemplificar a importância da inclusão do ensino de teatro nas escolas desse município.

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Biografía del autor/a

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenadora do Núcleo
de Artes, Linguagens e Subjetividades (Nals) e pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel

Publicado

2016-08-16

Cómo citar

Rangel, R. P., Vargas, V. S., & Bussoletti, D. M. (2016). Antropologia teatral como metodologia para o ensino de teatro em escola regular. Revista Trama Interdisciplinar, 6(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8726