Universidade, arte e formação solidária

Autores/as

  • Paulo Cheida Sans Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Palabras clave:

universidade, artista, arte, cultura, cidadania.

Resumen

Este trabalho busca, com base em uma perspectiva reflexiva sobre o progresso ético com a dignidade humana, apresentar uma justificativa filosófica da necessidade de articulação da cultura e arte na universidade, para a expansão de um conhecimento pleno e equilibrado que conduza à formação solidária e favoreça a sua comunidade e a sociedade. O texto defende a ideia da participação do artista contemporâneo nos afazeres do contexto universitário entre as três funções indissociáveis que se completam: ensino, pesquisa e extensão. Defende a constituição de uma universidade contemporânea que possa ser realmente útil para a sociedade brasileira, que se comprometa com a produção do conhecimento, aliando a arte e a cultura em seu cotidiano para a instauração de uma nova consciência social que possa construir a cidadania pautada no bem comum da sociedade.

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Biografía del autor/a

Paulo Cheida Sans, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do curso de Artes Visuais e extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Publicado

2013-04-10

Cómo citar

Sans, P. C. (2013). Universidade, arte e formação solidária. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5416

Número

Sección

Dossiê

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