Mulheres, livros e educação:a pintura de Almeida Júnior e as fotografias de Rita de Paula Ybarra

Autores/as

  • Simone Cléa dos Santos Miyoshi
  • Alexander Gaiotto Miyoshi

Palabras clave:

Naturalismo, pintura brasileira, José Ferraz de Almeida Júnior, Rita de Paula Ybarra, Cesário Motta Júnior

Resumen

A pintura de Almeida Júnior contempla de forma especial a representação de leitores, em particular de mulheres leitoras. Este artigo relaciona seu quadro Leitura (1892) à iconografia do assunto, assim como a algumas questões sobre a literatura romanesca no Brasil e às ideias de intelectuais e políticos paulistas sobre a educação, no final do século XIX. Observa-se que a obra do pintor, para além do relativo arrojo da abordagem temática – o retrato de “mulheres avançadas” – e da mensagem de progresso pedagógico e social, afirma igualmente o lugar doméstico da mulher, em harmonia e consonância com o trabalho do homem. Concluindo o artigo, em contraponto à obra de Almeida Júnior, analisaremos as fotografias que retratam Rita de Paula Ybarra, esposa do pintor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Cléa dos Santos Miyoshi

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Santo André (SP).

Alexander Gaiotto Miyoshi

Pós-doutorando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), doutor e mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

Publicado

2012-05-28

Cómo citar

Miyoshi, S. C. dos S., & Miyoshi, A. G. (2012). Mulheres, livros e educação:a pintura de Almeida Júnior e as fotografias de Rita de Paula Ybarra. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4426

Número

Sección

Artigos