Mulheres, livros e educação:a pintura de Almeida Júnior e as fotografias de Rita de Paula Ybarra

Autores

  • Simone Cléa dos Santos Miyoshi
  • Alexander Gaiotto Miyoshi

Palavras-chave:

Naturalismo, pintura brasileira, José Ferraz de Almeida Júnior, Rita de Paula Ybarra, Cesário Motta Júnior

Resumo

A pintura de Almeida Júnior contempla de forma especial a representação de leitores, em particular de mulheres leitoras. Este artigo relaciona seu quadro Leitura (1892) à iconografia do assunto, assim como a algumas questões sobre a literatura romanesca no Brasil e às ideias de intelectuais e políticos paulistas sobre a educação, no final do século XIX. Observa-se que a obra do pintor, para além do relativo arrojo da abordagem temática – o retrato de “mulheres avançadas” – e da mensagem de progresso pedagógico e social, afirma igualmente o lugar doméstico da mulher, em harmonia e consonância com o trabalho do homem. Concluindo o artigo, em contraponto à obra de Almeida Júnior, analisaremos as fotografias que retratam Rita de Paula Ybarra, esposa do pintor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cléa dos Santos Miyoshi

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Santo André (SP).

Alexander Gaiotto Miyoshi

Pós-doutorando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), doutor e mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Miyoshi, S. C. dos S., & Miyoshi, A. G. (2012). Mulheres, livros e educação:a pintura de Almeida Júnior e as fotografias de Rita de Paula Ybarra. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4426

Edição

Seção

Artigos