Quatro atos de Judite – o corpo feminista da palhaça

Autores/as

  • Fernando Chui de Menezes Universidade de São Paulo

Resumen

O presente artigo pretende analisar a atual construção do gênero palhaça e suas implicações políticas, a partir do olhar sobre Judite, a palhaça interpretada pela atriz Elena Cerântola, personagem essencial do espetáculo Curta a temporada, do Circo Vox, apresentado no Memorial da América Latina, em 2008. O autor foca determinados aspectos percebidos na ação humorística de Judite que – sem negar seu sexo ou meramente remeter-se ao grotesco, caráter histórico do palhaço – podem servir de referência à desmistificação da visão clássica de filósofos do riso, que pressupunham a imagem feminina ligada somente a ideais de beleza e sedução e, consequentemente, à impossibilidade de humor. Reflete-se, pois, sobre a relação entre a evolução do palhaço-mulher e novas interfaces possibilitadas pelo mundo pós-feminismo.

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Publicado

2011-12-21

Cómo citar

Menezes, F. C. de. (2011). Quatro atos de Judite – o corpo feminista da palhaça. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3975

Número

Sección

Artigos