Quatro atos de Judite – o corpo feminista da palhaça
Abstract
O presente artigo pretende analisar a atual construção do gênero palhaça e suas implicações políticas, a partir do olhar sobre Judite, a palhaça interpretada pela atriz Elena Cerântola, personagem essencial do espetáculo Curta a temporada, do Circo Vox, apresentado no Memorial da América Latina, em 2008. O autor foca determinados aspectos percebidos na ação humorística de Judite que – sem negar seu sexo ou meramente remeter-se ao grotesco, caráter histórico do palhaço – podem servir de referência à desmistificação da visão clássica de filósofos do riso, que pressupunham a imagem feminina ligada somente a ideais de beleza e sedução e, consequentemente, à impossibilidade de humor. Reflete-se, pois, sobre a relação entre a evolução do palhaço-mulher e novas interfaces possibilitadas pelo mundo pós-feminismo.Downloads
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Published
2011-12-21
How to Cite
Menezes, F. C. de. (2011). Quatro atos de Judite – o corpo feminista da palhaça. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3975
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